Arquivo Público descreve 465 imagens do Governo de Eurico Rezende
Eurico Rezende foi governador do Espírito Santo nos anos de 1979 a 1983, período final da ditadura civil-militar no Brasil. Um acervo de 465 fotografias da época está sendo identificado e descrito, para posterior digitalização, pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), em parceria com o curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As imagens apresentam solenidades, inaugurações, entrevistas, paradas militares e o cotidiano dos moradores – com suas praças, festas, praias e feiras.
O historiador Ueber José de Oliveira, na tese de doutorado “Configuração político-partidária do Espírito Santo no contexto do regime militar: um estudo regional acerca das trajetórias de Arena e MDB”, aborda algumas das características do Governo de Eurico Rezende. O país passava por significativas alterações e a crise do modelo desenvolvimentista estava se agravando, marcada, conforme destaca o autor, pela dívida externa, pela recessão e inflação ascendente. “Do ponto de vista político, a liberalização do regime militar já caminhava a passos largos”, afirma.
Ueber explica que o governador, apesar de pertencer à geração pré-1964 e ser contemporâneo de líderes do Partido Social Democrático (PSD), tais quais Jones dos Santos Neves e Carlos Lindenberg, era politicamente adversário deles. Ele foi um dos fundadores da União Democrática Nacional (UDN), em 1945, atuando na oposição ao PSD e tendo na “base primário-exportadora e nos interesses ligados ao comércio exportador de café a principal âncora de sustentação política, posição, portanto, diametralmente oposta aos governadores anteriores”, argumenta. No que se refere à articulação política em tempos de abertura, Ueber ressalta que o tradicionalismo nos moldes centralizador e personalista, que fazia parte da trajetória de Rezende, foi retomado e deu o tom do seu Governo.
Banco de Imagens do APEES
O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) dispõe de um banco com aproximadamente 50 mil imagens. Nelas há diversos registros dos atos oficiais dos governadores, paisagens, arquitetura, festas populares, cinemas e o dia a dia das cidades. As fotografias estão em formato de negativo ou em papel e a digitalização pode ser solicitada pelos interessados na sala de consultas da Instituição, localizada à Rua Sete de Setembro, nº 414, no Centro de Vitória.