24/05/2016 14h48

Arquivo Público digitaliza mais de 650 mapas e plantas da Grande Vitória

Mais de 650 mapas e plantas do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), referentes à Grande Vitória, abrangendo o final do século XIX até a década de 1930, estão sendo organizados e digitalizados. A ação irá gerar um inventário com dados sobre o conteúdo dos documentos, a data de produção, local de procedência, a escala e o responsável. O projeto, contemplado pela Lei Rubem Braga com apoio da Unimed Vitória, é de autoria da arquivista Stela Lichtenheld Craus. O objetivo é promover a preservação dos originais e dinamizar o acesso e atendimento aos pesquisadores.

Nos materiais há informações sobre limites municipais, desenhos de prédios públicos, mapas de bairros como Goiabeiras, Bento Ferreira, Santa Lúcia e Jucutuquara, conjuntos habitacionais, projetos de arruamento, estradas de ferro, divisão e demarcação de núcleos populacionais, planos rodoviários, medições de terrenos, dentre outros temas.

Stela Craus destaca que o inventário está sendo realizado por meio do tratamento técnico com aplicação da “Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade). “O acervo cartográfico permite o resgate histórico da configuração territorial capixaba e suas características, no que se refere, por exemplo, à arquitetura, ao urbanismo e à ocupação e produtividade do solo. Além disso, contribui para as análises sobre a sociedade e seu cotidiano, ao trazer aspectos da religiosidade e dos costumes”, afirma Stela.

APEES

O Arquivo Público está localizado na Rua Sete de Setembro no Centro de Vitória. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30. Informações sobre o acervo podem ser solicitadas no e-mail coaten@ape.es.gov.br.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard