23/04/2020 13h12 - Atualizado em 23/04/2020 13h13

Arquivo Público disponibiliza nova edição da sua revista on-line

O sexto número da Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo está disponível para leitura e estudos on-line.

Com a proposta de ser uma fonte de conhecimento e pesquisa para a disseminação do saber científico e cultural, com ênfase nas áreas de história e arquivologia, a Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo está disponível para leitura e estudos on-line. A publicação  tem periodicidade semestral e contém artigos acadêmicos, resenhas, reportagens, documentos e fotografias. A Revista pode ser acessada no link: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Revista_APEES_numero_6.pdf.

Nesta edição contamos com pesquisadores que muito contribuem para o fortalecimento da produção científica, enriquecendo a publicação com novas perspectivas e informações. Dentre os temas abordados estão as trajetórias, desafios, auditorias e diagnósticos nos arquivos das instituições públicas, os conflitos entre senhores e escravos no Sul do Espírito Santo, o projeto de revitalização da capela de Nossa Senhora da Penha, o perfil e atuação dos primeiros juízes de paz da Província, os saberes tradicionais e a perspectiva da educação escolar nos quilombos, os impactos da mediação cultural, o Barão de Itapemirim e a política capixaba, as ações da Inspetoria de Higiene Pública no século XIX e a cidade de Guarapari e suas areias monazíticas.

Tem-se, também, uma entrevista com o Doutor em Educação, Gustavo Forde, que desenvolve estudos em afrodescendência e relações étnico-raciais. Em sua fala, Forde traz uma grande contribuição às reflexões sobre as diversidades e o Movimento Negro no Estado. Na sessão “Resenha”, por sua vez, a doutoranda em História, Thiara Bernardo Dutra, traz à cena o livro “Projeto Político de um Território Negro”, de Osvaldo Martins de Oliveira, que por meio da observação participante, confere visibilidade aos Benvindos, moradores de uma comunidade localizada em Retiro e suas lutas em torno da efetivação do direito à propriedade das terras.

Por fim, a edição conta com a sessão “Documentos”, que mostra a transcrição feita pela Doutora em História, Rafaela Domingos Lago, em dois manuscritos do Fundo Governadoria do Arquivo Público, que permitem obter dados sobre a demografia escrava na Província.

Informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa do APEES