18/09/2020 16h11 - Atualizado em 18/09/2020 17h08

Arquivo Público disponibiliza nova edição da sua revista on-line

A entrevista desta edição é com a vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes.



A Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (RAPEES), em sua 7ª edição, traz o dossiê “Mulheres e Gênero na historiografia capixaba”, sob a coordenação das doutoras em História Maria Beatriz Nader e Lívia de Azevedo Silveira Rangel, com o objetivo de fortalecer os debates em torno das vivências das mulheres em suas interações sociais, culturais e políticas. A publicação pode ser acessada on-line no endereço: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Revista_APEES_numero_7_.pdf.

Dentre os temas abordados neste número têm-se as relações entre “sinhás” e “cativas” em Itapemirim; a imprensa e a representação feminina no Império; as mulheres escritoras e o debate sobre o feminismo na revista “Vida Capichaba”; as mulheres indígenas; as atuações de Myrthes Bevilácqua Corradi e Luzia Alves Toledo no Poder Legislativo; as normas de gênero do Governo ditatorial em Vitória e os diálogos entre Emma Goldman e Francisco Ferrer y Guardia. Em “artigos livres” trazemos análises sobre o desenvolvimento urbano dos bairros de Fradinhos e Maruípe e o acervo do fotógrafo Luiz Germano Gieseler no “Museu Antropológico Diretor Pestana”.

A entrevista desta edição é com a vice-governadora do Espírito Santo, Jaqueline Moraes, que relata a sua trajetória e algumas das principais conquistas e desafios que envolveram e ainda fazem parte do seu exercício como gestora pública.

Em “Resenha”, a historiadora Kátia Sausen da Motta aborda algumas das discussões centrais do livro “Professoras primárias: profissionalização e feminização do magistério capixaba (1845-1920)”, de Elda Alvarenga. No espaço “Documentos”, conhecemos um pouco mais sobre a vida profissional de Adalgisa Amanda da Fonseca e Silva, uma das primeiras mulheres a exercer a medicina no Espírito Santo. Ao final, a contribuição da escritora e pesquisadora, Kátia Bobbio, com o cordel, em protesto, sobre a Violência contra a Mulher.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação do Apees
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram: ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard