Arquivo Público do Estado do Espírito Santo inaugura nova sede
Os pesquisadores que desejam obter informações sobre a história do Espírito Santo terão acesso a uma estrutura moderna e organizada para guardar e preservar a rica documentação do Estado. Foi inaugurada, nessa quarta-feira (21), a nova sede do Arquivo Público (Apees), e os agendamentos para consultas, suspensos para a reorganização do acervo, já podem ser realizados. De acordo com o diretor-geral da instituição, Agostino Lazzaro, o novo espaço é consequência de uma luta histórica do Arquivo para oferecer melhores condições de acondicionamento dos materiais e também proporcionar aos funcionários e aos pesquisadores instalações mais adequadas de trabalho.
Os agendamentos para consultas já podem ser feitos a partir desta quinta-feira (22). (Foto: Fotos Nestor Müller / Secom-ES)
Segundo Lazzaro, a estrutura atual é aproximadamente 400% maior que a antiga, o que possibilitou unificar toda a documentação em um único local, proporcionando maior comodidade aos consulentes e um ambiente preparado para o cuidado e preservação da memória capixaba.
Foto: Foto Nestor Müller / Secom-ES
“A nova sede promove a cultura e a cidadania ao facilitar o acesso e difusão do acervo. O Apees é, há mais de 100 anos, testemunha da história do Espírito Santo e a documentação, que é de guarda permanente, precisa ser mantida, respeitando a sua origem e suporte. Temos realizado as nossas ações pensando na modernização do Arquivo, por meio da aquisição de novos equipamentos, da digitalização de fontes e obras raras, da publicação da linha editorial “Coleção Canaã”, voltada a estudos sobre a história do Espírito Santo e do Arquivo Itinerante, que leva informações, em um veículo adaptado, a municípios do interior do Estado. A nova estrutura é pedra fundamental de um tempo novo, e não se trata apenas da conclusão de uma obra, mas da realização de um sonho” finaliza.
Foto: Foto Carla Caliman / APEES
O secretário de Estado da cultura, José Paulo Viçosi, ressalta que as vidas passam, mas a história se mantém e a responsabilidade do Apees é muito grande, por ele ser o grande guardião desta história. Segundo Viçosi, a nova sede é um relevante reforço na política de democratização da cultura e irá possibilitar novas ações voltadas ao fortalecimento dos arquivos municipais.
Foto: Foto Carla Caliman / APEES
O vice-governador Givaldo Vieira destacou que a entrega do novo Arquivo Público sela um compromisso com o futuro dos cidadãos capixabas, no que diz respeito à memória dos personagens que fizeram história no Estado.
"Esta obra é considerada muito mais que uma edificação moderna, ampla e com uma concepção arquitetônica bem organizada. Ela é imaterial, pois transcende ao seu espaço físico. Neste local será fortalecida a identidade cultural do Espírito Santo, já que, com uma estrutura e ambiente agradáveis, teremos a capacidade e o incentivo de nos remetermos ao passado de artífices de nossa história. O Governo entrega, com bastante satisfação, o Arquivo Público, com tecnologia moderna e ajustado aos padrões internacionais, para que a sociedade tenha acesso a esse precioso acervo de nossos irmãos capixabas", afirmou.
Nova sede
Descerramento da placa de inauguração da Nova Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Foto: Carla Caliman / APEES)
O Apees foi criado em 18 de julho de 1908, no Governo Jerônimo Monteiro, sob a denominação "Archivo Público Espírito-Santense", como um anexo à Biblioteca Pública. Em 2008, marcando as comemorações do centenário da instituição, ele foi transferido da Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, em Vitória, para um novo espaço, na Rua 7 de Setembro que, desde então, tem passado por uma série de melhorias e reformas para favorecer o acesso, a preservação e a organização dos documentos.
Foto: Carla Caliman / APEES
Na nova sede os acervos foram acomodados em estantes deslizantes instaladas em ambientes climatizados, com controle de temperatura e umidade, que seguem as normas internacionais. A sala de pesquisas está mais ampla, oferecendo maior comodidade aos visitantes. O novo Apees conta ainda com um laboratório de microfilmagem, um moderno Centro de Processamento de Dados para guarda e acesso aos documentos digitais e um auditório para 90 pessoas. A sede atual possui quatro ambientes em uma área de 2.612,41 m². O investimento foi de R$ 4.266.942,08.