10/05/2016 15h04

Arquivo Público lança livro sobre imigração italiana em Anchieta

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), esteve presente em Alto Pongal, no município de Anchieta, de sexta-feira (07) a domingo (09), na 7ª Festa de Colonização Italiana e chegada da 8ª Caminhada Passos dos Imigrantes. No evento, foi lançado o livro ‘Colônias Imperiais na Terra do Café’ do sociólogo italiano, Renzo M. Grosselli, que aborda a imigração italiana no Estado.

Uma equipe do Arquivo Itinerante do APEES - que dispõe de um veículo adaptado como escritório móvel para o atendimento às comunidades - esteve no local para prestar atendimento ao público, por meio da emissão do ‘Registro de Entrada do Imigrante’. Além de obterem o Registro, que traz informações sobre seus antepassados, os consulentes puderam fornecer cópias de documentos e fotografias dos imigrantes que serão inseridas na base de dados do projeto. Trata-se de uma parceria com os descendentes, que passam a atuar como colaboradores no resgate da história dos seus avós e bisavós.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram em Alto Pongal em 1875, um ano após a Expedição Tabacchi. A maioria era procedente da província de Trento, norte da Itália, que à época estava sob o domínio austríaco. O porto de Anchieta, que era denominado de Benevente, junto à foz do rio homônimo, foi porta de entrada para oito mil camponeses italianos que vieram para o Espírito Santo. Os imigrantes subiam o rio em direção aos núcleos de colonização oficial criados na região.

Livro

Na abertura da festa, na sexta-feira (07), o APEES lançou o livro ‘Colônias Imperiais na Terra do Café’, do sociólogo italiano Renzo M. Grosselli. Na ocasião da pesquisa, em 1986, Grosselli esteve na comunidade de Alto Pongal, entrevistando moradores da comunidade. A obra é o sexto volume da Coleção Canaã, projeto desenvolvido pelo APEES, que contempla produções sobre a história do Espírito Santo. A versão em PDF do livro, bem como a base de dados do ‘Projeto Imigrantes Espírito Santo’, podem ser acessados nas páginas da internet da instituição nos seguintes endereços: www.ape.es.gov.br e www.imigrantes.es.gov.br.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard