22/08/2017 12h32

Arquivo Público lança nova Revista Acadêmica

Com a proposta de ser uma nova fonte de conhecimento e pesquisa para a história capixaba será lançada, nesta quarta-feira (23), às 18h, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) a edição impressa da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”. Trata-se de uma parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a disseminação do saber científico e da cultura. A versão online já pode ser acessada no link: https://ape.es.gov.br/Media/ape/Documentos/Revista_APEES_numero_1.pdf.

Segundo o diretor geral do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, o periódico tem uma grande relevância para os estudos acadêmicos do Espírito Santo. “Teremos seções permanentes e sazonais que visam trazer ao público discussões que colaborem para o fortalecimento da memória e da identidade. Nossa proposta é contribuir para expandir e aprofundar conhecimentos, preferencialmente, nas seguintes áreas: História, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Geografia, Antropologia, Patrimônio Cultural e outros segmentos afins que fomentem o desenvolvimento de pesquisas sobre o Estado”, destacou.

Para o número inaugural foram reunidos artigos livres de renomados pesquisadores. São eles: Sonia Missagia de Mattos, João Gualberto Moreira Vasconcellos, Flavia Salles Nunes Pereira, Marcos Teixeira de Souza, Sandra Márcia de Melo e Cássia Raquel Beiersdorf, Fabio Paiva Reis, Leandro do Carmo Quintão, Ueber José de Oliveira, Jefferson Ferreira Alvarenga, Douglas Edward Furness Grandson , Madson Gonçalves da Silva e Fernando Achiamé. A entrevista é com a professora Drª Nara Saletto, que tem uma forte contribuição à historiografia capixaba e revela importantes fatos sobre sua vida e obra.

Na seção “Documentos” haverá a apresentação de um ofício remetido pela direção da Colônia de Santa Leopoldina ao Presidente da Província do Espírito Santo, datado de 26 de outubro de 1874, referente à presença dos primeiros italianos em Santa Teresa, no interior capixaba, naquele ano. Além disso, a publicação contará com uma resenha crítica à segunda edição do livro “Negros do Espírito Santo”, do professor Cleber Maciel e, por último, o Relatório de Gestão do ano de 2016 do Arquivo Público.

Serviço:

Lançamento da Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Dia: quarta-feira (23)

Horário: 18 horas

Local: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES). Endereço: Rua Sete de Setembro, 414, Centro de Vitória.

 

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

 3636-6117/99633-3558

 comunicacao@ape.es.gov.br

 Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard