02/03/2018 11h14

Arquivo Público lança novo número da revista on-line

A 2ª edição da “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo”, projeto em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), já está disponível para consulta e pode ser visualizada on-line. Com a proposta de ser uma fonte de conhecimento e pesquisa para a disseminação do saber científico e cultural, com ênfase nas áreas de história e arquivologia, a publicação possui periodicidade semestral. Composta por artigos acadêmicos, entrevistas, resenhas, reportagens, documentos e fotografias, ela está disponibilizada no link: https://ape.es.gov.br/Media/ape/Documentos/Revista_APEES_numero_2.pdf.

Nesta edição, os leitores podem encontrar a entrevista com a arquiteta e cenógrafa Colette Dantas. Ao relatar as suas trajetórias e vivências, ela expõe a sua conexão com as artes cênicas, com destaque à atividade “Revivendo o Melpômene”, na qual, junto a uma equipe multidisciplinar, adentrou nos mistérios e acontecimentos do antigo teatro de madeira localizado no Centro da cidade de Vitória no final do século XIX.

A revista também apresenta oito artigos inéditos dos pesquisadores: Thiara Bernardo Dutra, Rômulo Cabral de Sá, Laryssa da Silva Machado, Júlio Cesar Bentivoglio, Bruno César Nascimento, Vanessa Pereira Vassoler, Luciene Carla Corrêa Francelino, Ayala Rodrigues Oliveira Pelegrine, Leonardo Baptista, Eliane Lordello, Andreia Teixeira Ramos, Fernando Santa Clara Viana Junior e Lucas Onorato Braga. Neles delineiam-se reflexões sobre diferentes assuntos, como o Espírito Santo colonial e a visão dos viajantes estrangeiros, o tráfico ilegal de escravos, a Província no Império, a imprensa na propagação de costumes e ideias, a história da saúde, a ditadura militar, as paisagens urbanas e as práticas culturais enquanto resistências e heranças.

Para complementar a produção intelectual e dinamizar a publicação com distintas abordagens, a edição traz também a seção “Documentos”, com um ofício encaminhado ao Juiz de Órfãos solicitando a alforria da escrava Theresa. Na “Resenha”, o doutorando em História, Thiago Vieira de Brito, analisa a obra “Passado a limpo: o estado capixaba e o seu mito fundador” de José Pontes Schayder. No espaço “Reportagem” o jornalista Hesio Pessali conta a sua viagem à Itália na busca de suas origens e antepassados.

De acordo com o diretor geral do Arquivo Público, Cilmar Franceschetto, a “Revista do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo” oferece à sociedade – gratuitamente e com fácil acesso via internet – uma fonte de importantes e ricas informações que contribuem para o aprofundamento da história, assim como para o fortalecimento da memória e identidade. “Esperamos que mais estudiosos, ao percorrem as nossas páginas, também se sintam estimulados a contribuírem com o periódico, enviando artigos e trabalhos” ressalta.

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

3636-6117/99633-3558