XII Prêmio Bienal São Benedito homenageia o legado da cultura africana no Estado
Programação em Vitória conta com exposição coletiva de artes plásticas e roda de samba e congo.
No próximo dia 25 deste mês de maio, comemora-se o Dia Mundial da África. Uma data muito importantepara a valorizaçãoe legados dos africanos e dos afrodescendentes capixabas.É em memória deste legado, que o Prêmio Bienal São Benedito que chega a sua 12ª Edição em 2019. Na programação haverá celebração em homenagem aos povos africanos, roda de samba e congo no Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), no Centro de Vitória, a partir das 19h. No evento, estão confirmadas as presenças do secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha e a subsecretária de Estado de Políticas Culturais, Carolina Ruas.
Outro destaque é aexposição coletiva de artes plásticas iniciada no dia 19 deste mês, que vai até próximo domingo (26) na Casa da Família Santos, no bairro da Fonte Grande. A entrada é franca.
Neste ano, o tema escolhido foia "homenagem aos 484 anos de civilização dos povos Bantus no Solo Espírito-Santense (1535/2019). ” O povo Bantus chegou ao Espírito Santo em 1535 com a primeira alfândega aduana capixaba que se instalou em Vila Velha. O seu legado cultural e artístico é visível nos dias de hoje pelos saberes de tradições como os diversos elementos do congo, o jongo, o cucumbi, o Lundu, o jongo, o ticumbi, capoeira e as escolas de samba.
Serviço:
25 de maio
Entrega do XII Prêmio Bienal São Benedito
Horário: 19h- premiação
20h- Roda de Samba e congo
Local: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – avenida República, 121, Centro.
Entrada franca.
19 a 26 de maio
Exposição Coletiva de artes plásticas “Bantus Capixabas”
Horário: 14h às 19h –
Local: casa da Família Santos Rua Metrado Cavaline Neto, Fonte Grande, Vitória.
Aberto ao público
Texto: Danilo Ferraz.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
3636-7111/99808-7701/99902-
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
Facebook: secult.espiritosanto