27/10/2016 16h15 - Atualizado em 27/10/2016 17h00

Arquivo Público microfilma exemplares do Jornal A Tribuna

Edições do jornal A tribuna dos anos de 1977 a 1984 estão sendo microfilmadas pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), para promover a preservação dos originais e o acesso ao material. Criado em 1938 por Reis Vidal, jornalista oriundo de São Paulo, o periódico, ainda em circulação, traz os principais acontecimentos que marcaram a história recente, permitindo pesquisas sobre a sociedade e a política capixaba, nacional e internacional e a atuação da imprensa na cobertura dos fatos.

Abarcando o período da ditadura civil-militar (1964-1985), os exemplares, que já estão disponíveis para consulta, trazem questões que favorecem os estudos sobre o tema. São abordadas, por exemplo, denúncias de torturas pela Delegacia de Ordem Política e Social do Espírito Santo (DOPS/ES), atividades de resistência, panoramas sobre os partidos, as disputas de poder e as ações empreendidas por meio do Ato Institucional nº5. Têm-se notícias sobre a situação em diferentes países do mundo, como os assassinatos políticos na Argentina e os desdobramentos da fase final da ditadura franquista.

As reportagens sobre o cotidiano local também possibilitam estudos sobre a época. A moda, a música, o cinema, o esporte, as festas, a religiosidade, as matérias de comportamento, dentre outras, são relevantes espaços para a análise das relações sociais e as formas de ser e de viver, constituindo-se o periódico, portanto, como importante fonte para a História e análise do passado. No site do Arquivo Público, no link www.ape.es.gov.br/imprensa_capixaba/index.html, pode-se ter acesso à listagem de materiais que compõem a Coleção “Imprensa Capixaba”.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard