Arquivo Público participa da Semana da Língua Italiana na Ufes
O trabalho do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) na recuperação da memória da imigração italiana será apresentado, nesta terça-feira (23), pelo diretor-técnico Cilmar Franceschetto, na “Semana da Língua Italiana”, promovida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A palestra será na sala 21, no Centro de Línguas para a Comunidade (CLC), às 14h30.
Uma equipe do “Arquivo Itinerante” também estará no local para emitir ao público o “Registro de Entrada do Imigrante”, documento que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado, possibilitando aos solicitantes conhecerem um pouco mais a história das suas famílias.
A “Semana da Língua Italiana” está inserida no projeto “Momento Itália-Brasil”, que comemora os 150 anos da Unificação Italiana, por meio de ações multiculturais entre os dois países como mostras, exposições, festas, feiras, fóruns, dentre outras atividades. Além da participação do APEES haverá mostras fotográficas, lançamentos de livros e o Ciclo de Filmes Italianos, com exibição de um titulo por dia, às 17 horas, no Cine Metrópolis, com temas sobre a imigração. O evento segue até a próxima sexta-feira (26).
Projeto Imigrantes
O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo APEES em 1995 para dinamizar e facilitar aos descendentes o acesso às informações sobre os seus antepassados. Os dados referem-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha e Líbano, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812.
Diante da grande demanda de consulentes o Arquivo definiu como uma de suas prioridades fazer um levantamento minucioso dos registros de entradas de milhares de famílias que colonizaram o Espírito Santo, criando uma base de dados informatizada, que pode ser consultada no endereço eletrônico: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes.