10/05/2016 13h27

Arquivo Público participa de Grupos de Trabalho do 1º Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Espírito Santo

No período de 23 a 25 de março será realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, com o apoio do Instituto Sincades, o 1º Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais do Espírito Santo. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) participará do evento por meio da organização e suporte técnico dos Grupos de Trabalho que envolvem os ciganos e os pomeranos. O evento ocorrerá no Sesc Praia Formosa, em Aracruz.

De acordo com o historiador do Arquivo, Silas Raasch, a entidade foi responsável pela articulação junto às comunidades para garantir a presença de representantes nos debates. Quanto aos pomeranos foram feitos contatos com moradores dos municípios de Domingos Martins, Pancas, Vila Pavão, Santa Maria de Jetibá, Baixo Guandu, Itaguaçu e Laranja da Terra. Com relação aos ciganos, o convite foi feito em visitas a acampamentos da Serra, Fundão, Guarapari e Vila Velha.

“A nossa ida às comunidades nos mostrou a necessidade de aprofundar a discussão sobre o território de moradia cigana. Notamos que a expansão urbana tem trazido dificuldades de espaço para a montagem das barracas, afetando a coesão dos grupos. Acredito que o evento será uma importante oportunidade de análise do problema” afirma Silas. Segundo o historiador, o Arquivo foi chamado para abordar o tema devido à formação de um grupo de estudo interno que tem realizado pesquisas e discussões sobre as comunidades ciganas.

Para Silas Raasch trata-se de um acontecimento histórico para o Espírito Santo, pois permitirá ao poder público promover políticas voltadas às especificidades culturais dos residentes no Estado. “Por meio do Encontro será possível compreender melhor e valorizar as diferenças. Os povos e comunidades que estarão presentes fazem parte da nação brasileira, mas possuem as suas particularidades e características. O evento propiciará ao Estado entender as diversidades e abrir o diálogo junto aos povos. Com isso, o Espírito Santo poderá conhecer melhor as comunidades que o compõem” destaca.

Pesquisas

No acervo e no site do Apees o público pode ter acesso a informações sobre os pomeranos e ciganos. No projeto “Imigrantes Espírito Santo”, por exemplo, no link: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes/, podem ser encontrados dados sobre os imigrantes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha e Líbano, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. No link http://www.ape.es.gov.br/index2.htm, por sua vez, o pesquisador encontrará informações e artigos sobre a comunidade cigana.

1º Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais

O 1º Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Espírito Santo foi criado e pensado para fortalecer as manifestações culturais tradicionais. Entre as diretrizes estratégicas, destaca-se a promoção da diversidade cultural, a qual estabelece como metas: fomentar a interação e o intercâmbio entre as diversas manifestações culturais existentes em nosso Estado, apoiar e qualificar eventos regionais que valorizem a diversidade cultural, divulgar através de seminários, encontros e publicações a diversidade cultural do Espírito Santo.

O objetivo do encontro é contribuir para o reconhecimento e o empoderamento das comunidades tradicionais do Estado do Espírito Santo; instituir o diálogo entre o governo e os grupos e seus representantes tendo em vista o propósito de assegurar às comunidades seus direitos territoriais, sociais, ambientais, econômicos e, sobretudo, culturais.

O público alvo do encontro são os representantes das comunidades quilombolas, comunidades de terreiro, povos indígenas, ciganos, pomeranos, pescadores artesanais, poder público federal, Governo do ES, prefeituras e universidades. Para mais informações, os interessados podem ligar para 27- 3636-7105, Subsecretaria de Estado de Patrimônio Cultural.