10/05/2016 13h43

Arquivo Público participa do “Seminário Internacional: Momento Itália-Brasil”

O trabalho do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) na recuperação da memória da imigração italiana será apresentado, nesta terça-feira (15), pelo diretor-técnico, Cilmar Franceschetto, no Seminário Internacional: Momento Itália-Brasil (2011-2012), realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em São Paulo.

O Seminário está inserido nas comemorações dos 150 anos da Unificação Italiana, que resultou no projeto “Momento Itália-Brasil”, que tem o objetivo de promover ações multiculturais entre os dois países por meio de mostras, exposições, festas, feiras, fóruns, dentre outras atividades.

No decorrer do evento, que teve início na última segunda-feira (14) e segue até quarta-feira (16), serão discutidos temas como a “Circularidade cultural”, “Política, ideias e imprensa”, “Tensões: patrões e operários” e “Cotidiano e trabalho: mulheres e crianças”. O Apees participará da sessão “Memória: Arquivos e Museus”, expondo o “Projeto Imigrantes”, que é referência nacional na disponibilização online de informações sobre a imigração.

Projeto Imigrantes

O Projeto “Imigrantes Espírito Santo” foi criado pelo Apees em 1995 para dinamizar e facilitar aos descendentes o acesso às informações sobre os seus antepassados. Os dados referem-se a imigrantes provenientes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha e Líbano, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812.

Diante da grande demanda de consulentes o Apees definiu como uma de suas prioridades fazer um levantamento minucioso dos registros de entradas de milhares de famílias que vieram para colonizar o Espírito Santo, criando assim uma base de dados informatizada, que pode ser consultada no endereço eletrônico:http://www.ape.es.gov.br/imigrantes. Com a digitalização das listas dos imigrantes, localizadas no acervo documental, e cruzando-se os dados entre as diversas fontes, impediu-se a degradação dos documentos primários, ao mesmo tempo em que ampliou o acesso aos procedimentos de pesquisa. Deste modo, a resposta tornou-se imediata aos usuários de todos os níveis de instrução e faixa etária.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard