06/12/2016 11h02 - Atualizado em 06/12/2016 11h13

Arquivo Público recebe apresentação do aplicativo “Aprenda Pomerano”

Os pomeranos, que chegaram ao Brasil a partir da segunda metade do século XIX, têm hoje a sua língua oficializada, junto ao português, em cinco municípios capixabas. Considerando o interesse e uso do idioma pelos descendentes, o pedagogo Hilderson Jacob e as professoras Lilia Jonat Stein e Sintia Bausen Küster desenvolveram o aplicativo “Aprenda Pomerano” para dispositivos móveis. O projeto será apresentado pelos seus idealizadores no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), nesta quarta-feira (07), às 18h30.

O Programa é uma realização do Ponto de Memória “Pomerano para Todos” e foi contemplado pelo Funcultura – da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) com o apoio do Ministério da Cultura – por meio do Instituto Brasileiro de Museus-Ibram. Ao acessar o aplicativo, disponível para download gratuito no Google Play, o usuário encontra diversas funcionalidades, como a tradução em tempo real e por voz.

Segundo Hilderson este software é o primeiro do mundo que traduz o pomerano para diversas línguas. Para ele, o aplicativo vem para fortalecer e divulgar a cultura dos seus antepassados e tem tido um alcance maior do que o previsto. “O programa já teve mais de sete mil downloads. Não somente pessoas do Espírito Santo, mas de todo o país. Recebemos diversas mensagens nos dando o retorno sobre o aprendizado proporcionado. Acredito que o aplicativo permita o registro da memória da nossa língua e motiva outras ações de preservação e valorização cultural”.

Pomeranos

A Pomerânia era um espaço limítrofe entre a Europa e o Mar Báltico. A historiadora Cione Marta Raasch Manske, no livro “Pomeranos no Espírito Santo”, ressalta que o solo fértil, a diversidade hídrica e a localização estratégica desencadearam disputas pela posse da terra no século X, deixando-a marcada por guerras, epidemias e fome.  A imigração, neste contexto, mostrou-se como uma opção para a sobrevivência. Durante um período prolongado, diferentes guerras devastaram o local.

Em 1720 o território é conquistado pela Prússia, que em 1817 institui a Província Prussiana da Pomerânia. No século XIX, conforme informa a autora, mudanças políticas, econômicas e sociais contribuíram de forma significativa para o agravamento da situação de crise. A instabilidade social gerada pelo desemprego impulsionou os pomeranos a imigrarem para o Brasil, primeiramente em Santa Catarina e no Espírito Santo, aonde desembarcaram na década de 1850.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard