23/04/2018 15h28

Arquivo Público recebe conferência “Os trentinos no Brasil: quarenta anos de pesquisa”

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) recebe, nesta quinta-feira (26), às 18h30, o sociólogo italiano Renzo M. Grosselli, autor do livro "Colônias Imperiais na Terra do Café", para a conferência "Os Trentinos no Brasil: 40 anos de pesquisa", onde abordará seus estudos dedicados à história e cultura das comunidades italianas capixabas. O ciclo de palestras é uma realização da Província Autônoma de Trento com o apoio da Casa d´Italia do Espírito Santo.

Imigração Italiana no Espírito Santo

Parte da memória da imigração italiana no Estado pode ser encontrada nos documentos guardados pelo Arquivo Público. A primeira expedição foi batizada com o sobrenome do seu idealizador, Pietro Tabacchi. De acordo com Renzo M. Grosselli, Tabacchi era um italiano oriundo de Trento que já se encontrava no Espírito Santo desde o início da década de 1850, onde adquiriu uma fazenda no município de Santa Cruz (atual Aracruz). Ao observar o interesse do Brasil pela mão de obra europeia, ele decidiu oferecer terras para os imigrantes em troca do direito de derrubar 3,5 mil jacarandás para exportação.

Após um longo período de negociações, o Ministério da Agricultura autorizou a Província a firmar contrato com Tabacchi, que por sua vez enviou emissários ao Trentino (Tirol Italiano) – na época sob o domínio austríaco – para capitanear famílias daquela região e do Vêneto. Assim, no dia 3 de janeiro, às 15 horas, partia do porto de Gênova o “La Sofia”.  Em 1º de março começou a viagem até o porto de Santa Cruz, em direção à propriedade de Tabacchi. Porém, os colonos logo perceberam que foram enganados. Não havia terras preparadas e a situação nos alojamentos era caótica. O descontentamento foi grande e a rebelião só foi contida pela ação da força policial. Por outro lado, os imigrantes obtiveram informações sobre as colônias oficiais, nas quais teriam melhores condições de trabalho e a oportunidade de serem donos dos seus lotes.

Em 1995, o APEES criou o Projeto “Imigrantes Espírito Santo”, que utiliza o método de cruzamento de dados entre diversas fontes disponíveis. Um dos produtos gerados é o “Registro da Entrada do Imigrante”, um relatório que traz impressas todas as informações indexadas para cada estrangeiro que entrou no Espírito Santo, permitindo ao solicitante conhecer um pouco mais a história dos seus antepassados. No site www.imigrantes.es.gov.br é possível fazer a pesquisa online para a busca das origens familiares.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

(27) 3636-6117 / 99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard