10/05/2016 14h09

Arquivo Público recebe cópias do Catálogo Histórico Eletrônico da Câmara Municipal de Cariacica

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) recebeu, por meio de doação, cópias do Catálogo Histórico Eletrônico da Câmara Municipal de Cariacica, que contém um levantamento do patrimônio documental do poder legislativo do município, abrangendo o período de 1890 a 1900. A documentação é composta pelos primeiros livros de atas - que estavam em estado de deterioração - e possibilitam pesquisas sobre as atividades da Câmara Municipal da antiga Vila de São João de Cariacica.

A iniciativa para a elaboração do Catálogo foi do fotógrafo Élio José Simão, que inscreveu o projeto na Lei Cultural João Bananeira, na qual foi contemplado. Para a realização dos trabalhos ele solicitou apoio da Associação de Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES), que prestou auxílio técnico para a construção do inventário, criado com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (Nobrade).

Segundo o presidente da AARQUES, Marcos Rabelo, é de responsabilidade dos arquivos municipais a salvaguarda da documentação proveniente da formação das cidades. “Por isso, o inventário arquivístico em manuscritos, como este realizado no Arquivo da Câmara Municipal de Cariacica, garante a preservação, o acesso e a autenticidade do acervo” afirma.