29/09/2016 14h12 - Atualizado em 29/09/2016 17h34

Arquivo Público recebe novos documentos da DOPS

Dois livros de registros de ocorrências da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS), originários da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), foram entregues ao Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) para guarda junto ao acervo da ditadura civil-militar (1964-1985). O recolhimento pelo APEES faz parte de uma recomendação do Ministério Público Federal visando à correta preservação e acesso irrestrito aos pesquisadores.

Nos materiais há informações sobre as rondas, mudanças de turnos, chegada de novos presos, comícios, gravações de campanhas nas rádios, avisos quanto à perda e roubos de documentos, dentre outras atividades cotidianas de vigilância feitas pela DOPS, ampliando os dados e as possibilidades de estudos sobre o regime de exceção no Espírito Santo.

Delegacia de Ordem Política e Social

A institucionalização de uma polícia política teve início em 1933, com a criação por Getúlio Vargas, da Delegacia Especial de Segurança Política e Social (DESPS). No Espírito Santo, o surgimento ocorreu nos primeiros meses do governo provisório do interventor federal João Punaro Bley, a partir do cargo de Delegado de Ordem Social, função subordinada à Delegacia Geral. No governo constitucional de Vargas, ela foi elevada à categoria de Delegacia de Ordem Política e Social do Estado do Espírito Santo (DOPS/ES). Entre 1964 e 1985 a DOPS exerceu relevante papel na manutenção da ditadura civil-militar, especialmente na vigilância e contenção dos movimentos contestatórios. A partir da redemocratização, houve esvaziamento das funções, até sua extinção.

Fundo DOPS

O Fundo DOPS/ES pode ser consultado na sede do APEES, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 414, no Centro de Vitória. Ele é composto por 78 caixas de documentos e aproximadamente 20 mil fichas de identificação. No link: http://ape.es.gov.br/dops é possível acessar informações como os títulos dos dossiês e as datas-limites, auxiliando na busca de temas específicos.

Dentro do projeto “Memórias Reveladas” do Arquivo Nacional – os materiais foram higienizados, organizados, microfilmados e sistematizados em bases de dados. Atualmente, estão em processo de digitalização e disponibilização online no site www.an.gov.br/mr. Com isso, busca-se trazer à cena a história política recente do Espírito Santo, inserindo o Estado na movimentação brasileira durante o regime.

No DOPS/ES constam correspondências recebidas e expedidas por órgãos da Secretaria de Segurança Pública, assim como ordens de serviços, relatórios, ofícios internos e externos, radiogramas, encaminhamentos, pedidos de busca, requerimentos, atestados de conduta de ideologia política, depoimentos, inquéritos policiais, fotografias, jornais, livros, cartazes e panfletos.

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/ 99633 3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram:ArquivoPublicoES

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard