10/04/2023 15h06 - Atualizado em 10/04/2023 16h02

Arquivo Público recebe visita técnica de estudantes de universidades austríacas e alemãs

Objetivo foi permitir aos estudantes acessar dados históricos sobre as imigrações alemã, austríaca e suíça para o Espírito Santo.

 

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) recebeu, nesta segunda-feira (10), a visita técnica de um grupo de 12 alunos de cinco nacionalidades diferentes, entre elas austríaca, suíça, alemã, cubana e brasileira. Os estudantes são das universidades de Graz, Bonn e Viena, na Áustria e Alemanha, e vieram acompanhados pelos professores Christian Cwik e Michael Zeuske, além da historiadora Claudia Martinez Hernandez.

 

O objetivo da visita foi permitir que os estudantes tivessem acesso a fontes históricas sobre as imigrações alemã, austríaca e suíça para o Espírito Santo, além de obterem informações sobre o tema no acervo institucional. De acordo com Christian Cwik, que leciona a disciplina de História, a permanência no Brasil será de 12 dias. A viagem teve início no Rio de Janeiro e vai prosseguir em direção a Salvador. No trajeto, os participantes estão conhecendo locais em que há imigrantes e descendentes falantes das línguas de origem, como, por exemplo, o município de Santa Leopoldina, onde foi realizada uma visita nesse domingo (09).

 

“A nossa motivação é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a imigração europeia para outros países e despertar o interesse por estudos e pesquisas na área”, destacou o docente Christian Cwik.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do APEES

Jória Motta Scolforo

(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard