Arquivo Público recomenda medidas de recuperação de documentos pessoais e institucionais atingidos pelas chuvas
Durante as chuvas que atingiram o Espírito Santo algumas instituições que possuem acervos documentais sofreram alagamentos, tais quais cartórios, fóruns e prefeituras municipais. Muitos moradores das cidades afetadas também perderam ou tiveram seus documentos pessoais prejudicados. O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), com base nas “Recomendações para o resgate de acervos arquivísticos danificados por água”, do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), destaca algumas medidas emergenciais para a recuperação dos documentos. É importante ressaltar que estas são recomendações iniciais até que seja possível uma orientação mais adequada de especialistas na área de conservação.
O Conarq explica que um dos erros mais recorrentes quando se trata de documentos molhados é a exposição ao sol. Acervos atingidos pela água devem ser secos à sombra, para não causar danos às fibras, por oxidação, considerados irreversíveis. Também não é recomendável utilizar lâmpadas como fonte de calor para acelerar a secagem. Pode-se entrefolhar com papel do tipo mata-borrão os documentos manuscritos ou impressos. Na sua falta, utilizar papel toalha ou outro tipo de papel absorvente de cor branca. O manuseio deve ser feito com cuidado, para evitar rasgos, considerando a baixa resistência física e mecânica do suporte.
Em documentos avulsos podem ser usados secadores elétricos, como os para secagem de cabelos, que tenham as opções de temperatura baixa e média. Este procedimento é mais indicado para pequenas quantidades. Quando for identificado algum tipo de mancha ou odor nos documentos, eles devem ser isolados dos demais, pois pode indicar a proliferação de microrganismos. O coordenador de preservação do acervo do APEES, Sérgio de Oliveira Dias, comenta que o melhor tratamento é a ventilação: “Os papéis devem ser colocados em local bem iluminado e arejado. Se houver ventiladores e desumidificadores eles devem ser ligados”.
O diretor-geral do Arquivo Público, Agostino Lazzaro, afirma que o órgão está à disposição da comunidade para prestar as orientações necessárias no que se refere ao resgate e preservação dos documentos dos municípios capixabas atingidos pelas enchentes. “É importante que as instituições entrem em contato com o Arquivo do Estado para que possamos analisar os casos específicos e recomendar a melhor forma de limpeza e recuperação dos acervos” afirma.
Serviço:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua 7 de Setembro, nº 414, Centro, Vitóriao
Contato do Coordenador de Preservação do Acervo
Sérgio de Oliveira Dias - 988498533