06/11/2017 15h54

Biblioteca Pública disponibiliza acesso digital aos seus acervos

A plataforma para consulta dos acervos da Biblioteca Pública do Espírito Santo, incluindo o acervo de sua divisão itinerante – BibTranscol -, já está disponível. Com esta plataforma a um clique de distância, é possível que todas as pessoas consigam acessar de qualquer meio eletrônico os títulos disponíveis. A qualidade de uma biblioteca consiste na sua organização interna e na facilidade de acesso às suas informações. Por isso, a Biblioteca Pública do Espírito Santo, além de possuir o setor Multimídia, responsável pela inclusão digital gratuita para quem precisa, e de  investir em uma boa comunicação com os seus usuários através das redes sociais, agora também oferece a sua plataforma digital para que o usuário não precise se locomover até a Biblioteca para consultar seus acervos.

  

O site de consulta foi desenvolvido pela Primasoft Informática Ltda, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições como escolas e bibliotecas. A Biblioteca utiliza o sistema SophiA Biblioteca, um software moderno e de fácil utilização, baseado em padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados que contabiliza mais de 600 instituições usuárias, entre universidades, escolas, empresas, órgãos culturais e públicos, no Brasil e exterior.

 A Biblioteca conta, de acordo com dados atualizados, com mais de 24 mil livros cadastrados no sistema Sophia Biblioteca disponíveis para consulta no site. Esse número abrange as divisões de Obras Gerais e de Documentação Capixaba da Biblioteca Pública do Espírito Santo, e de todas as Bibliotecas Transcol presentes nos dez terminais rodoviários do Sistema Transcol da Grande Vitória.

 Nossa Biblioteca Estadual, desde o início de 2016, passa por uma adaptação ao novo sistema, o Sophia Biblioteca, para gerenciamento e catalogação dos livros. Ele  permite melhor gestão dos acervos da BPES e, ao torná-la digital, permite também uma melhor comunicação com os seus usuários.

 Para consultar o acervo da Biblioteca Pública do Espírito Santo-BPES, acesse: http://bibtranscolbpes.es.gov.br/

texto:Ana Luisa Monteiro Vale

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

Twiter: @secult_ES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard