30/01/2018 16h01

BPES: exposição "Publicações Capixabas Coletivas" exibe grandes escritores do Estado

A Biblioteca Pública do Espírito Santo promove a exposição Publicações Capixabas Coletivas, com as mais diversas antologias reunindo escritores capixabas numa mostra que aponta para a vocação literária de todos os lugares deste estado.

As antologias entraram na história das publicações capixabas há 162 anos quando, em 1856, José Marcelino Pereira de Vasconcelos organizou a primeira coletânea reunindo escritores capixabas, o Jardim poético ou coleção de poesias antigas e modernas, compostas por naturais da província do Espírito Santo. Quatro anos depois, em 1860, viria a público o segundo volume.

Não se conhece que, durante cerca de 100 anos, alguma antologia tenha sido publicada no Espírito Santo. É que somente em 1962 outra coletânea de textos de autores capixabas se repetiria, a Torta capixaba, organizada por Antônio Simões dos Reis, tendo no recheio escritores da Academia Espírito-santense de Letras, e publicada pela Editôra Âncora S.A. A Torta capixaba teria um segundo número, com o título Torta capixaba II: poesia e prosa, organizada por Renato Pacheco, Neida Lúcia de Moraes e Ormando Moraes, publicada pela Academia Espírito-santense de Letras.

 A exposição feita pela Biblioteca Pública do Espírito Santo é uma prova de que, a partir daí, os escritores capixabas tomaram gosto pela coisa. É ver para conferir a quantidade e a diversidade de obras publicadas em forma de antologias por nossa gente. A exposição está em cartaz na BPES de segunda a sexta-feira, de 9 às 19h. A entrada é franca.

Serviço

Publicações Capixabas Coletivas

segunda a sexta-feira, de 09h às 19h

entrada  franca.

Biblioteca Pública do Espírito Santo

Av. João Batista Parra, 165, Vitória.  
Telefone - (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard