31/01/2023 11h18 - Atualizado em 31/01/2023 11h19

Casa da Música Sônia Cabral anuncia 1ª edição do ‘Festival Verão Cultural’

A programação conta com teatro, dança, música, intervenções artísticas, oficinas e rodas de conversa. Todos os projetos foram contemplados nos editais do Funcultura/Secult.

Doze projetos contemplados pelo Edital de Artes Cênicas e Música de 2021 da Secretaria da Cultura (Secult) e mais duas Companhias convidadas vão fazer parte da primeira edição do “Festival Verão Cultural no Sônia Cabral”, na Casa da Música Sônia Cabral, no Centro de Vitória. A programação, que acontecerá durante o mês de fevereiro, será totalmente gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes de cada apresentação.  

O objetivo do Festival é incentivar e apoiar a criação de redes entre os profissionais dos setores de Artes Cênicas e Música, além de potencializar os processos artísticos ao enfocar as diversas formas do fazer cênico.  

O Festival Verão Cultural Sônia Cabral será dividido em duas partes. A primeira ocorre dos dias 1º a 09 de fevereiro, e a segunda, entre os dias 23 e 28 de fevereiro. O intervalo entre as datas foi pensado que o público possa curtir Carnaval e os bloquinhos de rua entre os dias 10 e 21 de fevereiro no Espírito Santo e no Brasil afora. 

Segundo Renan Oaks, coordenador da Casa da Música Sônia Cabral, a ideia do Festival é realizar a difusão e a circulação das atividades culturais que são aprovadas pelos editais do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) da Secult. “O Festival Verão Cultural Sônia Cabral é uma mostra de como nosso Estado é diversificado e de grande potência cultural”, afirmou. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA: 

FESTIVAL VERÃO CULTURAL SÔNIA CABRAL – PARTE I | 01/02 a 09/02

01/02/2023 | Quarta-feira  

Horário: das 19h às 21h

Oficina | "Corpo Ritmado: compartilhando vivências a partir da dança do Coco", com Bárbara Veronez.

A oficina propõe compartilhar a dança, a musicalidade e a história da manifestação popular brasileira conhecida como Coco do Nordeste, visando à ampliação e ao desenvolvimento de um repertório rítmico e corporal em diálogo com a bagagem cultural e as tradições próprias dos participantes. 

Classificação: Livre

A inscrição para essa oficina estará disponível em breve na bio do instagram do @vozesviolasevioloes.

 Horário: 19h

Show | “Caieiras" Circulação Estadual 

Gean Pierre Trio apresenta o show "Caieiras", uma proposta de interação audiovisual com trilha sonora ao vivo, a partir de imagens e sons da cidade, principalmente da região de Vitória. O repertório, produzido em contexto de isolamento e de pandemia, no qual os ruídos característicos da cidade deram lugar às ruas mais vazias e silenciosas, está em diálogo com a música enquanto paisagem sonora, com foco na improvisação, silêncio e som articulados à memória e ao espaço, propondo pensar o papel do fazer artístico enquanto possibilidade de ressignificar a vida, o lugar em que se vive e o jeito como vivemos.

Classificação: Livre

 02/02/2023 - Quinta-feira

Horário: 19h

Dança | Bom Sujeito, com Ivna Messina 

Às vésperas do Carnaval e sete anos depois de estrear em Vitória, o espetáculo “Bom Sujeito” retorna aos palcos em um projeto de circulação por municípios do Espírito Santo. Primeiro solo da bailarina Ivna Messina, dirigido por Fernando Marques, “Bom Sujeito” levará sua mistura de samba, flamenco e Carnaval. 

Classificação: Livre

03/02/2023 - Sexta-feira   

Horário: 19h

Dança | A menina e o pássaro 

O espetáculo se passa em um lugar chamado Tão Belo, mundo imaginário de uma menina que tinha como seu melhor amigo um Pássaro. Toda vez que ele viajava/voava a menina sentia muitas saudades. Entre as idas e vindas deste Pássaro, todas as imagens, sensações e emoções captadas em Tão Belo vão surgindo de sua memória, um grande baú capaz de armazenar tudo o que é percebido. A estória, a trajetória, a prisão, o arrependimento, a reflexão, a confiança, os meandros do tempo, que é uma grande criança criando memória, onde o que está em jogo é a força que surge das aventuras da imaginação.

Classificação: Livre

 

04/02/2023 - Sábado

Horário: 19h

Dança | Espetáculo Entre-me 

Da vulnerabilidade à ojeriza de habitar um corpo invadido. Como ressignificar os traumas advindos dessa apropriação? O espetáculo conta com poesias visuais que visam a retratar estados psíquicos de uma vítima de violência sexual, além de construir um campo de reflexão como convite à denúncia contra a cultura do abuso. O silenciamento criado a partir das ruínas causadas pelos agressores acomete a maior parte das vítimas desse crime, deixando-as na deriva do seu sentir, deturpando sua visão e forma de interagir com o mundo. Medo e vergonha dificultam a investigação de casos de abuso. Aqui trazemos o protagonismo ao assunto como um manifesto.

Classificação: Livre 

 

05/02/2023 - Domingo 

Horário: 19h

Teatro | O Admirável Amanhã, Cia Nos de Teatro 

Na peça, a imagem de um amanhã é projetada a partir das perspectivas do “ontem” e do “hoje”, tendo como ponto de partida as diversas previsões de um mundo distópico para o futuro. Por meio do gênero épico do teatro documentário, o grupo apresenta de forma didática aspectos da humanidade, buscando desvelar aspectos que nos trouxeram até o ponto em que nos encontramos hoje. “O Admirável Amanhã” é um espetáculo que tenta andar na corda bamba da comicidade, ironia, e esperança, por meio de jogos cênicos que buscam aproximar o público das temáticas abordadas.  

Classificação: Livre

06/02/2023 - Segunda  

Horário: 19h

Oficina | Dramaturgia e Direção de Cena, com Luísa Bahia (BH)

No curso, a artista e educadora Luísa Bahia (BH) vai compartilhar poéticas e estratégias de construção cênica, com enfoque na dramaturgia e na direção.

Após uma conversa sobre as vozes que compõem a cena (sonoridade, visualidade, corporalidade e espacialidade), será realizado um exercício prático, articulando esses elementos de composição utilizados na criação de diversos espetáculos e performances multilinguagens.

Classificação: Livre

A inscrição para essa oficina estará disponível em breve na bio do instagram do @vozesviolasevioloes.

07/02/2023 - Terça-feira  

Horário: 19h

Música | Pocket Show, Sandrera

Sandrera é um compositor polivalente e em suas composições costuma se utilizar de referências variadas. Mantém seu estilo próprio e a simplicidade como suas características principais. Com um trabalho original, o perfil da poética de suas canções sempre tem um compromisso com a escrita, permeando um clima de palavra cantada flertando com o dia a dia das pessoas. Tem um trabalho singular e suas composições tem agradado o público por onde passa. Seu som é caracterizado como Folk Rock. Para este momento, ele se apresentará em voz e violão e apresentará canções do seu álbum “Prateleira”, além de canções inéditas do seu novo álbum "Quase Hippie", que está sendo gravado. Será um momento de encontro de suas canções e seu caminhar.

Classificação: Livre

08/02/2023 - Quarta-feira   

Horário: 19h

Música | Naipe de 3, com Fábio Calazans, Gabriel Ruy e Hugo Maciel 

O trio ‘Naipe de 3’, projeto do músico, guitarrista e compositor Fábio Calazans, já teve a oportunidade de se apresentar, desde 2012, em diversas cidades brasileiras e estrangeiras. O trio ‘Naipe de 3’ é um projeto de música instrumental autoral e reinterpretações de autores brasileiros. Em seus arranjos, cada instrumento canta como se fossemos aquele naipe, em perfeita harmonia.

09/02/2023 - Quinta-feira 

Horário: 19h

Música | Duo:  Illus e Bravin

Ilus é uma artista em constante ampliação. Tem um trabalho autoral eclético e atento à contemporaneidade, que abraça suas experiências musicais como cantora popular e lírica. Com sua voz marcante, tem um estilo único de interpretação que imprime dramaticidade na performance. Ela será acompanhada pela talentosa violonista Cristina Bravin, num duo mais intimista e juntas apresentarão canções que falam de temas relacionados ao gênero, sexualidade, autismo, sociedade e aos afetos. 

Classificação: Livr

VERÃO CULTURAL NO SÔNIA CABRAL - PARTE II (23/02 a 27/02)

23 e 24/02/2023 - quinta e sexta-feira  

Horário: 19h 

Teatro | O Império da Burrice, direção: Marcelo Ferreira

Um imortal isolado nos escombros da Academia de Letras discursa contra forças incultas, numa espécie de resgate da democracia e da civilização em ruínas. A invasão bárbara de homens sem conteúdo, o doping eletrônico das redes sociais, o fundamentalismo político e religioso, a miséria de sempre, as meias e pós-verdades e o apocalipse provocado pela queda de lixo espacial, são argumentos para um teatro performativo.  

Com roteiro original e citações de Beckett, Oscar Wilde, Maiakóvski, Oswald de Andrade, David Lynch, Freud, Brecht, Yuval Harari, Schiller, Feuerbach, Guy Debord e fatos da mídia global.

Classificação: Livre 

Patrocínio: Lei Rubem Braga, PMV.

Apoio: Secult ES, FAFI, Academia de Letras de VV, Balé da Ilha.

 

25/02/2023 - Sábado

Horário: 19h

Música | Reencontro: Elias Belmiro de volta aos palcos

Classificação: Livre

26/02/2023 - Domingo 

Horário: 19h

Teatro | “Os Sacrilégios do Amor”, Gota, pó e Poeira 

A divisão entre realidade e imaginação, ora é o ator falando, contracenando, narrando; ora é o personagem dentro de um jogo atemporal. Este limiar é o que define o espetáculo. O espetáculo retrata um pouco o universo rodrigueano para o palco, ao trazer a pesquisa do teatro narrativo com dramaturgia e direção de Ribamar Ribeiro, dentro da Oficina de O Ator Autoral.

Classificação: Livre

28/02/2023 - Terça-feira  

Horário: 19h

Dança: Espetáculo ‘Ruah’, Anchor Cia de Dança 

"Ruah" (sopro de vida) traz reflexões sobre as relações humanas e um olhar para doenças emocionais, como a depressão. De maneira poética e inspiradora, os coreógrafos Maite Bumachar(ES) e Tiago Dias (SP) buscaram trazer para a cena a dança em relação com os diversos ventos que nos cercam, mostrando também que é possível sermos vento de alívio para o outro.

Classificação: Livre

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard