10/07/2020 15h36 - Atualizado em 14/07/2020 11h17

Ciclo de Comunicações comemora os 112 de fundação do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Programação acontece a partir da próxima terça-feira (14).

Em comemoração ao aniversário de 112 anos de sua fundação, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) irá realizar um ciclo de comunicações online com diferentes temas que abrangem a História e os acervos documentais. As transmissões ocorrerão entre a próxima terça-feira (14) e quinta-feira (16), às 17h30, no canal do Youtube: www.youtube.com/c/ArquivoPúblicoES-APEES.

Um pouco da nossa História

No dia 18 de julho de 1908 o presidente do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, assinou o Decreto nº 135, no qual criava o “Archivo Público Espírito-Santense”. Em fevereiro de 1909, Henrique Alves de Cerqueira Lima foi nomeado o primeiro diretor. Em 1910, o órgão foi oficialmente aberto ao público. Ao observar a grande quantidade de papéis, Jerônimo Monteiro relatou em um processo: “Os compartimentos do Arquivo Público já se mostram deficientíssimos para a guarda dos numerosos documentos a ele remetidos. Cogito de construir prédio apropriado, com espaço suficiente para melhorar a acomodação desse precioso repositório das nossas tradições.”

Porém, a intenção de viabilizar um espaço próprio só foi concretizada no Governo de Florentino Avidos. A construção de um novo edifício, situado na Cidade Alta, para abrigar o “Archivo Público” e a Biblioteca Pública Estadual, teve início no ano de 1925. A sede atual do APEES, localizada à Rua Sete de Setembro, no Centro de Vitória, no qual o órgão encontra-se instalado desde 2008, também é repleta de história.

O seu projeto seguiu o desenvolvimento urbano e a expansão dos serviços públicos da capital capixaba. No início do século XX, Jerônimo Monteiro autorizou a construção do edifício para abrigar parte dos serviços de abastecimento de água e a convertedora de energia elétrica gerada pela Usina do Rio Jucu. Em 1927, a usina foi adquirida pela Companhia Central de Força Elétrica (CCBFE), que em 1968 tornou-se a Espírito Santo Centrais Elétricas (Escelsa).

O aumento da demanda por eletricidade obrigou o Governo de Florentino Avidos a substituir a antiga convertedora por uma usina a diesel. Na garagem funcionava a oficina de bondes da CCBFE, que fornecia energia para o sistema de transporte urbano. No local eram feitos os serviços de fundição, mecânica, carpintaria, ferraria e pintura dos bondes, até a desativação em 1965.

São 112 anos de história contada em diversos documentos, que abrangem desde o ano de 1768, tais quais processos, papéis oficiais, cartas, fotografias, negativos, livros, películas, fitas de áudio e vídeo, vinis, microfilmes, mapas e mídias digitais, que formam, em seu conjunto, uma das principais fontes para os estudos da história social, econômica, política e cultural do Espírito Santo.

Confira a programação das lives:

14 de julho (terça-feira)

Usos do passado: o APEES em questão

Tiago Braga

Professor Doutorando do Departamento de Arquivologia - UFES

A Memória do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo Através da sua Institucionalização: o Recorte Constituído (1908-1981)

Luiz Carlos da Silva

Professor Doutor do Departamento de Arquivologia - UFES

Mediador:

Tiago Alves

Historiador do APEES e mestrando do PPGHIS-UFES

15 de julho (quarta-feira)

Entre afetos e documentos

Camila Mattos da Costa

Arquivista - Doutoranda UFRJ

Eu, digital: perspectivas de tratamento para arquivos pessoais na contemporaneidade

Jorge Phelipe Lira de Abreu

Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos - Unirio

Mediador:

Michel Caldeira

Arquivista e Historiador do APEES

16 de julho (quinta-feira)

A História por meio da Imprensa: contribuições dos periódicos para a História do Espírito Santo

Geisa Lourenço Ribeiro

Professora do IFES - Campus Viana e Doutoranda da PPGHIS-UFES.

A importância dos jornais para a história do pós-abolição no Espírito Santo

Rafaela Domingos Lago

Professora da Faculdade Novo Milênio e Doutora - UFES.

Mediadora:

Jória Scolforo

Jornalista do APEES e doutoranda do PPGHIS-UFES.

Informações à imprensa

Assessoria de Imprensa do APEES