09/05/2016 14h42

Ciganos da etnia Kalon são discriminados e perseguidos em Muqui (ES).

Atendendo uma ordem de busca e apreensão do juiz Evandro Coelho de Lima, segundo o jornal VIAES, uma efetivo de quase 20 policiais militares e um oficial de justiça efetuaram no início da manhã do dia 18 de novembro uma incursão por volta das 6 horas da manhã no acampamento cigano instalado em Muqui (ES) surpreendendo as famílias ciganas que ainda acordavam (idosos, mulheres, adolescentes e crianças ciganas). A operação contou com policiais militares de Muqui e Cachoeiro de Itapemirim e todos os ciganos foram levados para uma quadra poliesportiva do município.

O líder do acampamento, o cigano Miguel Oliveira Sobrinho Mendes, um senhor de 65 anos, foi detido e encaminhado para a DPM de Muqui dentro de uma viatura policial.

Apesar das denúncias feitas ao MP e acatadas pela justiça local, após 3 horas de ação policial no acampamento nenhuma arma, drogas e munição foram encontradas. Mesmo assim, ainda segundo a matéria do VIAES, a polícia apreendeu uma Biz, um fusca e vários equipamentos eletrônicos de propriedade dos ciganos. A única irregularidade encontrada foram gatos de energia na rede elétrica (apesar das recomendações nacionais e internacionais dos órgãos de direitos humanos, os municípios brasileiros não disponibilizam infra-estrutura básica provisória como fornecimento de água, energia e esgotamento sanitário para os acampamentos ciganos).

Infelizmente as famílias de etnia cigana (que tem uma ética e tradições familiares rígidas e milenares e contam com o status de proteção da ONU como minorias étnicas discriminadas devido às perseguições sofridas em várias partes do mundo e principalmente na Segunda Guerra Mundial, quando milhares de ciganos foram mortos nos campos de extermínio nazistas) ainda são vistos no ES como criminosos e tem sua cidadania desrespeitada.

O Estado do ES que tem milhares de capixabas descendentes de ciganos europeus que aqui se radicaram como imigrantes e trabalhadores no campo, na grande imigração do século XIX, não pode ficar de olhos vendados ao despreparo das autoridades, ao desrespeito e à discriminação étnica de seus cidadãos.

Tópicos:
ciganos
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard