Ciclo de Palestras do APEES debate os 175 anos da ‘Fazenda do Centro’
Lives terão início nesta quinta-feira (15) e prosseguem nos próximos dias 20 e 22, a partir das 17 horas.
As vivências e memórias que envolvem a “Fazenda do Centro”, a 11 quilômetros da sede do município de Castelo, permanecem nas lembranças dos moradores da região. O espaço, seu cotidiano e as relações sociais exercidas desde a fundação, no ano de 1845, serão temas do ciclo de palestras on-line “Fazendo do Centro: 175 anos de História”.
As lives ocorrerão na página do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) no Facebook, por meio do link: www.facebook.com/arquivopublicoes, a partir das 17 horas. As transmissões terão início nesta quinta-feira (15), com a abordagem “As minas de ouro do Castelo: a fase dos jesuítas e a fase dos bandeirantes”. Participarão do debate os historiadores André Casagrande e Maria Helena Mion.
Na próxima terça-feira (20), será discutida a “Fazenda do Centro: da escravidão à abolição”, pelo doutorando em História na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ademildo Gomes. Na quinta-feira (22), por sua vez, o frei Sério Peres, doutorando em História pela PUC-SP, dialogará sobre “Os Agostinianos Recoletos e o núcleo colonial da Fazendo do Centro”.
As lives serão mediadas pelo diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram: ArquivoPublicoES