02/09/2020 17h28

Confira a programação da Semana ‘Cultura Conecta’

O público capixaba interessado na diversidade artística e cultural local terá uma programação imperdível nos próximos meses: a Secretaria da Cultura (Secult) promove de setembro até o mês de dezembro, a Semana "Cultura Conecta". Será uma série de apresentações on-line com diversas atrações por meio das redes sociais da Secult (Facebook e Youtube), além de transmissão em TV aberta e a cabo pela TVE. 

Música, teatro, contação de histórias, performance, circo e leitura dramática. As mais de 500 atrações em diversas linguagens artísticas e culturais presentes na programação foram selecionadas por meio do Edital Emergencial da Cultura, promovido pela Secult.

 

Confira a programação da Semana Cultura Conecta dos dias 03 até 06 de setembro:

SEMANA #1 FESTIVAL CULTURA CONECTA

.03/09 | Quinta - Palco Piraquê-Açu - Descentralização e Territorialização Cultural 

20h15 “Vizinho” Multiplataformas | Música

04/09 | Sexta- Palco Piraquê-Açu - Descentralização e Territorialização Cultural 

19h Tem Sempre Uma Noiva Sorrindo | Teatro

20h Dan Abranches | Música


05/09 | Sábado - 
Palco Pedra do Elefante - Pluralidades.

14h O Amor em Todos os Seus Caminhos | Teatro

15h Reflected,  Animal Trees | Música

16h Próxima Estação, Duo Severino | Música

17h Chorando de Saudades – 40 anos sem Waldir Azevedo | Música

18h Amores urbanos que curam em casa, Let’s | Música

19h Folk in Live, Sandrera | Música


06/09 | Domingo - Palco Jambeiro - Protagonismo Negro.

15h Cruz Credo | Dança

15h40   A Flor da Pele | Dança 

16h30 Showcase Urso Live | Música

17h30 Magro Type Beat | Música

18h30 Afari In The House | Música


Como assistir:


Existem várias formas de você acompanhar a programação. Confira abaixo.

- Youtube

Todas as apresentações serão retransmitidas também pelo canal da Secult no Youtube:  

AQUI 

 - Facebook

Todas as apresentações também serão retransmitidas pelo Facebook da Secult.

AQUI

 
TVE

 A Secretaria da Cultura (Secult) e a TVE-ES são parceiras da programação. Ambas transmitirão o conteúdo em suas redes sociais, que alcançará também a TV aberta e a cabo. De quinta-feira a domingo, as apresentações culturais serão exibidas no canal 2.1, e de terça-feira a sexta-feira, a formação cultural no canal 2.2.

 Em breve, será lançada plataforma digital que reunirá toda a agenda e conteúdos.


Confira o link abaixo

Saiba mais sobre os artistas:

  Show Musical “Vizinho” Multiplataformas

 03/09 (quinta) - Palco Piraquê-Açu - Descentralização e Territorialização Cultural .

Música | Classificação: livre

Horário: 20h15
Ao vivo pela TVE


Sinopse: 

Cainã é um cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor e diretor capixaba. Atuante na cena independente desde 2015, quando lançou “Morador do Mato” aos 22 anos, seu primeiro disco produzido inteiramente por ele em casa, hoje lidera a banda Cainã e a Vizinhança do Espelho, cujas músicas lhes renderam passagens por palcos como o do Rock in Rio em 2017. O álbum de estreia, "O Último Disco do Ano", foi lançado próximo à virada do mesmo ano, às 23h59. De lá para cá, todas as produções da banda são assinadas por ele, incluindo os videoclipes "Adeus" (2018) e o mais recente "Cidadão de Bem" (single, 2019). O single abriu as portas para o financiamento coletivo de "Vizinho", projeto do novo álbum da banda aprovado no Catarse, que, devido à pandemia da Covid-19, teve seus processos cancelados e remarcados. Em 2020, durante os primeiros meses de quarentena, Cainã lançou carreira solo internacional com uma versão ao vivo de “A Talk With The Time”, música que marca 117 mil visualizações no YouTube. Esta live coleciona todos esses momentos, num aspecto intimista com Cainã e violão, direto do estúdio onde todas elas foram gravadas, ouvindo-as do jeito como vieram ao mundo.

 

 

  Espetáculo Tem Sempre Uma Noiva Sorrindo (01/03)

04/09 (sexta) - Palco Pedra do Elefante - Pluralidades.

Teatro | Classificação: livre

Horário: 19h15

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

Baseado num solo do Espetáculo “Todas as Ruas Têm Nome de Homem”, do dramaturgo João Dias Turchi. A cena/performance encenada pela a artista Luciene Camargo traz o plano da realidade e da memória e irá retratar uma espiral de comportamentos, sonhos, desejos e questões emergenciais nas discussões do rito do casamento através de registros do diário de noiva da personagem.

 Live de Dan Abranches

 04/09 (sexta) - Palco Pedra do Elefante - Pluralidades.

Música | Classificação: livre

                                                                                Horário: 20h15

 

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

Dan Abranches é um artista com uma potente inquietação sonora, sua efervescência musical se compõe em processos experimentais que ampliam os territórios psíquicos e afetivos do seu próprio som. Nascido no Espírito Santo, residente na capital, Vitória, constrói sua trajetória pessoal e profissional inserido nos percursos sensíveis e simbólicos que a cidade o oferece. Suas letras incitam a

narrativa de inclusão de minorias, e Dan, como homem trans, é um dos principais protagonistas na representatividade LGBTQIA+ no cenário capixaba. Suas produções enfatizam a fusão de estilos musicais diante de um processo extenso e singular gravado e produzido por ele. 

Arquitetando minuciosamente a combinação entre diversos gêneros como o soul music, o pop, o jazz, o eletrônico e o R&B..Em seu show, Dan nos possibilita uma experiência distinta sobrepondo e transformando a automação das bases melódicas, introduzindo uma esfera orgânica e fluida por intervenções que ocasionam um equilíbrio entre os arranjos das manipulações eletrônicas, e o uso de suas capacidades de multi instrumentista.

 

 

   Espetáculo  Tertúlia Poético - Teatral “O Amor em Todos os Seus Caminhos”

05/09 (sábado) - Palco Caparaó - Diversidade da produção capixaba.

Teatro | Classificação: livre

Horário: 14h

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

Tertúlia é um substantivo feminino e significa uma reunião de família ou amigos. Pode ser também classificada como um coletivo de pessoas íntimas reunidas em prol de um mesmo objetivo, nesse caso bem compatível com o momento que hoje vivemos de pandemia, isolamento ou distanciamento social. Na região sul do Brasil, as tertúlias são conhecidas por momentos de festa e reforço do regionalismo sulista. Aqui, propõe-se um momento de reflexão poética, com textos que falam de teatro e de vida compostas no livro “O amor em todos os seus caminhos”, publicado no ano de 2019, pela Amazon Books.

Festivais de música, canto e declamação de poemas também constituem as tertúlias, que podem ser organizadas e realizadas nas escolas, centros comunitários ou dentro de um grupo familiar isolado. Este é o nosso mote! Aliás, nas escolas, as tertúlias possuem uma grande importância para o desenvolvimento do senso crítico e artístico do indivíduo, através de atividades lúdicas.

 

 

    Live  de Lançamento do EP “Reflected”, Animal Trees

05/09 (sábado) -  - Palco Caparaó - Diversidade da produção capixaba.

Música | Classificação: livre

Horário: 15h

Ao vivo pela TVE

 Sinopse: 

O artista capixaba Animal Trees, projeto solo de música instrumental idealizado pelo compositor multi-instrumentista Vitor Toledo, traz uma apresentação especial em comemoração ao lançamento de seu último trabalho, o EP "Reflected", estreado em maio deste ano. Nessa ocasião, o artista irá apresentar seu novo EP na íntegra em seu perfil do Instagram (@animal.trees), numa performance instrumental adaptada para a técnica de live looping/loop ao vivo, que consiste na utilização de dispositivo de gravação e reprodução instantânea - no caso, um pedal de loop - para sobrepor frases musicais e construir camadas, executando os arranjos em tempo real, alcançando uma sonoridade de banda completa sem recorrer a backing tracks. O repertório explora a música instrumental numa linguagem contemporânea, dialogando com estilos musicais como post-rock, rock instrumental, além de música experimental e ambiente, consolidando uma identidade própria marcada por composições catárticas, repetições, minimalismos, sobreposições melódicas, timbres experimentais, ambiências e o trânsito entre o contemplativo e o explosivo.

 

 

   Live  EP “Próxima Estação” Severino 

05/09 (sábado) -  Palco Caparaó - Diversidade da produção capixaba.

Música | Classificação: livre

Horário: 16h

Ao vivo pela TVE 

Sinopse:

O show ao vivo com as músicas do último EP do Duo Severino vem da necessidade de gerar mais conexão com o nosso público, e para que o mesmo absorva, de forma mais natural e intimista, nesse momento de calamidade pública, a proposta e mensagem de otimismo que apresentam nas composições, ampliando o alcance e multiplicando com qualidade o público que escuta e acompanha.

A meta ampliar o alcance da reflexão positiva sobre os ciclos da vida, para que mais pessoas possam se beneficiar desse sentimento de recomeço e esperança para o futuro que nos espera, com mais consciência de quem somos e mais responsabilidade e empatia pelo outro, e que isso possa ser refletido no convívio social de quem ouve. A ideia é beneficiar o público de todas as idades, classes sociais e gêneros. Sem distinção. 

 

 

 

 

  Chorando de Saudades – 40 anos sem Waldir Azevedo

05/09 (sábado) - Palco Caparaó - Diversidade da produção capixaba.

Música | Classificação: livre

Horário: 17h

Ao vivo pela TVE


Sinopse:

Conta a um pouco da história do ícone do cavaquinho no Brasil - Waldir Azevedo, que em 2020 completa 40 anos do seu falecimento, tocando as principais composições e  mostrando algumas de suas curiosidades como compositor e instrumentista.

 

   Amores urbanos que curam em casa- Let’s 

05/09 (sábado) Palco Caparaó - Diversidade da produção capixaba.

Música | Classificação: livre

Horário: 18h

Ao vivo pela TVE


Sinopse:

Vencedora da edição XIV do festival Prato de Casa 2019, Let’s é uma potência, voz forte, enérgica, leva sua ancestralidade no som, no modo de cantar e nas letras. Let's vem ganhando espaço na cena capixaba, cantando em Sarais como o Sarau Palmarino, Festivais On-line (Festival Fica em casa ES, Festival Resisto, Festival Prato de Casa, Gritarte Edição On-line), Mar da Música 2020 e esteve também no ultimo Manifesto na UFES. Com influências da música Black brasileira, que vai de Di Mello a Elza Soares e novos nomes da música pretamilitante com Bia Ferreira. O som tem como intuito fazer as pessoas dançarem, se informarem e se curarem, com recortes na fé e no axé, com músicas autorais que falam de sua vivência LGBT e preta, tendo a cidade de Vitória como pano de fundo em algumas das suas letras.

 

  Folk in Live - Sandrera

05/09 (sábado) Palco Caparaó - Diversidade da produção capixaba.

Música | Classificação: livre

Horário: 20h

Ao vivo pela TVE


Sinopse:

Folk in Live é uma apresentação em forma de live das canções folk autorais do cantor e compositor Sandrera. O projeto traz uma proposta intimista no qual as canções são apresentadas “a palo seco”, como se fosse um sarau.

A apresentação é na sala de seu apartamento de maneira acústica, onde o cantor e compositor, em formato voz e violão, apresentará as canções da maneira que foram compostas.  Utilizando violão folk e viola nordestina. 

 

 

 

 

  Espetáculo de dança Cruz Credo

06/09 (domingo) - Palco Jambeiro - Protagonismo Negro.

Dança | Classificação: livre

Horário: 15h

Ao vivo pela TVE


Sinopse:

Trata se do transgressor, dos pedidos feitos a gira na calada da noite, na esquina, na encruza ou no girar da saia da sagrada prostituta. Trata se da Iyá, da mãe, da Maria, Maria Padilha, Maria da Noite, Maria Bonita, Maria Navalha, das urgências contemporâneas iminentes, das transversalidades que perpassam os corpos não binários. Cruz credo, margem, centro, encruzilhada.

 

   Espetáculo de dança  A Flor da Pele

 06/09 (domingo) -  Palco Jambeiro - Protagonismo Negro.

Dança | Classificação: livre

Horário: 15h40

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

 A Flor da Pele é uma performance artística que explora a dança como principal meio de comunicação. Em cena o negro, sintetizado em expressões e formas de pulso, amordaçado e calado em busca de redenção. O corpo transparece o que a alma guarda. Sua ancestralidade está nas veias e é esta a chave da apresentação. Vívidos de pré-conceito, mas inundados de sabedoria e decência, a pele pede paz e confirmação. Confirmação está sobre a sua própria aceitação e displicência. 

O som, o ambiente as sensações levam o expectador a se reavaliar, se ressignificar e se identificar.  Não se espera o encontro com o discurso do politicamente correto, nem muito menos se cria expectativas. Neste trabalho apresenta-se essência. A intenção de expor os pensamentos coreográficos não é apenas mais um tipo de entretenimento, é tornar um marco de rigor na experiência de vida. 

 

 

    Live Urso Live

 Dança | Classificação: livre

Horário: 16h30

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

Giovanni Urso, 32 anos, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, residente de Vitória há 15 anos, desenvolve seu projeto como DJ Singer, soltando suas bases, cantando sob as mesmas e promovendo também a manipulação destes elementos ao vivo; trabalhando exclusivamente com a linguagem reggae, traz em suas mensagens reflexões sobre política, educação, cultura, sustentabilidade, paz, amor e união; apresenta-se pelas principais casas de eventos do estado do Espírito Santo, bem como em espaços públicos coletivos, através da equipe Itape Aparelhagem, sistema de som formato Jamaicano do qual faz parte. 

SHOW CASE composto exclusivamente de repertório autoral, sendo 5 músicas inéditas e 5 músicas já lançadas e distribuídas nas principais plataformas digitais; duração de  1 hora em média.

   .Live Magro Type Beat

 06/09 (domingo) -  Palco Jambeiro - Protagonismo Negro.

Música | Classificação: livre

Horário: 17h30

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

O projeto consiste numa apresentação via live do artista Magro cantando suas músicas de sucesso e de seu grupo Solveris em instrumentais type beat, trazendo assim uma nova roupagem a algumas faixas já consideradas clássicas. O repertório conta com músicas do aclamado disco "Vida Clássica" e do EP "Janelas, Acenos & Arquivos" do grupo Solveris, em que Magro é idealizador e integrante. Também conta com as 4 músicas do EP "Amores Frescos" do artista em colaboração com o Rapper 6OK.

 

 

    Afari In The House

06/09 (domingo) -  Palco Jambeiro - Protagonismo Negro.

Música| Classificação: livre

Horário: 18h30

Ao vivo pela TVE

Sinopse:

Este é o primeiro episódio Afari In Tha House, que  é uma programação de quatro lives com abordagens estéticas totalmente diferentes umas das outras, com o objetivo de comunicar a pluralidade simbólica de Afari.

 

 

Semana Cultura Conecta

 

As atrações foram selecionadas por meio do Edital Emergencial da Cultura lançado no mês de abril deste ano, pela Secult. Elaborado para amenizar os impactos econômicos do novo Coronavírus (Covid-19) no setor cultural, o edital totalizou 300 prêmios com o valor de R$ 360 mil reais em recursos  provenientes do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). Puderam participar artistas e técnicos tanto com projetos de apresentações quanto de capacitação na área de cultura.

 Respeitando os protocolos sanitários, as apresentações  da Semana Cultura Conecta nas redes sociais e pela TV são uma forma de garantir o acesso à cultura e incentivar os cidadãos capixabas a ficarem em suas casas para conter a pandemia.


Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard