18/06/2018 13h02

Consciência corporal e lançamento de livro na Biblioteca Púbica

A Biblioteca Pública do Espírito Santo recebe, na terça-feira (19), às 18 horas, a escritora Ana Amália Ottoni para o lançamento de seu livro “Saber sentir: o paraíso agora”. O evento promoverá uma dinâmica organizada pela escritora, que envolve dança e meditação, para que os presentes possam entrar em contato com o próprio corpo. A entrada é franca.

Acometida por fortes dores corporais enquanto produzia sua tese de mestrado, nos anos 1980, Ana Amália entrou em uma surpreendente e profunda experiência sensorial-motora. Com muita experimentação e pesquisa, desenvolveu um trabalho de aprimoramento dos movimentos corporais, curando as disfunções motoras que se manifestam como dor, lesões e inflamações. Segundo ela, fechadas desde a infância pela imposição dos hábitos e padrões culturais, muitas pessoas não experimentam mais os próprios limites. “É necessário que nos movimentemos, individual e coletivamente. São muitos e variados os jogos que inventamos [na terapia], disto resultando uma agilidade perceptiva cada vez mais integrada”, explica.

Dentre as atividades que são aconselhadas por toda a obra, a escritora destaca o valor dos aparelhos terapêuticos e das gincanas no trabalho muscular. “O corpo inteiro agradece, os relacionamentos se iluminam e a vida adquire um novo sentido. Todos nos sentimos mais serenos”, conclui.

ANA AMÁLIA OTTONI

É graduada e mestre em Filosofia pela UFMG e atualmente atua como terapeuta corporal. Desenvolveu um trabalho de corpo baseado na intensificação da consciência sensorial, atuando principalmente nos seguintes temas: consciência corporal, movimento do desenvolvimento humano, trabalho de corpo e filosofia da saúde. Também é autora do livro “Saber Sentir - uma Cosmologia da Consciência”, publicado em 2001.

Serviço:

Lançamento do livro “Saber Sentir: o paraíso agora”, de Ana Amália Ottoni

Data: terça-feira (19)

Horário: 18 horas.

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo. Endereço: Av. João Batista Parra, 165, Enseada do Suá, Vitória.

Entrada franca.

Texto: Maria Fernanda Conti

Estagiária em Comunicação da Biblioteca Pública Estadual.

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com