03/08/2020 16h56

Edital do Governo do Estado busca soluções inovadoras no segmento da economia criativa

Programa Pitch Gov.ES irá custear os testes das soluções e as inscrições vão até o dia 28 de agosto

Chegou uma oportunidade para que empresas jovens que utilizam ferramentas tecnológicas ou serviços inovadores, as startups, apresentem novas soluções ao setor da economia criativa. A Secretaria da Cultura (Secult) elaborou o desafio: “Como promover divulgação, conexão e troca entre criativos a partir de uma plataforma de marketplace?”, dentro do Edital de Chamamento Público do Programa Pitch Gov.ES. Esta ação do Governo do Estado, em parceria com diversos órgãos estaduais, foi desenvolvida com o propósito de receber e custear soluções para desafios em várias áreas da gestão pública. As inscrições vão até o dia 28 de agosto de 2020. 

O documento na íntegra ficará disponível no site da Fapes AQUI Mais informações sobre o programa também podem ser conferidas pelo site do Laboratório de Inovação na Gestão da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) - (LAB.ges): https://labges.es.gov.br/pitchgoves

Inserido na área temática de desenvolvimento econômico sustentável do Programa, a Secult quer receber soluções para o modelo digital de Marketplace, no qual tanto lojas quanto pequenos negócios anunciam por produtos e serviços, beneficiando toda uma rede de empreendedores e produtores no segmento da economia criativa.

As Etapas

A seleção das soluções encaminhadas será realizada em duas etapas. Na primeira, a ABStartup fará a análise de mérito das sugestões, considerando quatro critérios para classificação: maturidade do estágio de desenvolvimento do interessado; modelo de negócio; equipe; e compatibilidade, inovação e benefícios. Já na segunda etapa, serão selecionadas até quatro soluções para o desafio, que serão apresentadas no evento Pitch Gov.ES, ou seja, as empresas escolhidas deverão apresentar um pitch (defesa oral de cinco minutos), em um evento on-line com a participação de uma banca examinadora.

As soluções selecionadas na fase de testes poderão receber um recurso de subvenção nos valores de 10 a 30 mil reais. Caso as soluções testadas apresentem bons resultados, alcançando e metas pré-estabelecidas, elas podem ser contratadas e implementadas pela Secult.

Segundo a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, a utilização de plataformas digitais é uma demanda bastante discutida por diversos setores criativos para que possa suprir a necessidade de vendas, incentivando, assim, os empreendedores a atuarem por meio de ferramentas tecnológicas e sem contar que o serviço digital do marketplace está muito em voga diretamente, por conta da crise do novo Coronavírus (Covid-19).

“O desafio foi elaborado para acharmos soluções abrangentes para auxiliar o aumento do fluxo de parcerias e relações de trabalho entre os profissionais, negócios e espaços criativo. Este é um dos benefícios esperados pelo nosso programa o ES+Criativo, que visa a estimular os negócios e o de desenvolvimento de todo o ambiente neste importante setor econômico no Estado”, destaca Lorena Louzada.

O programa Pitch Gov.ES conta com recurso de R$ 750 mil, proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), com a atuação da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). Desse montante, até R$ 500 mil serão investidos nas propostas aprovadas para a fase de testes, cuja duração é de seis meses. O Programa é coordenado pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), e a realização da Associação Brasileira de Startups (ABStartup), que tem parceria com diversos órgãos estaduais. 

Os desafios nas outras áreas da gestão pública

Confira abaixo a lista de áreas temáticas e seus respectivos desafios e órgãos, que estão presentes no edital de chamada pública do Programa Pitch Gov.ES.

Saúde

1) Como gerir plantões e escalas, priorizando na oferta de plantões extra os profissionais mais bem ranqueados? - Secretaria da Saúde (Sesa)

2) Como controlar a jornada do paciente no momento da entrada até a alta? - Secretaria da Saúde (Sesa)

Gestão Pública

3) Como estruturar um sistema de comunicação com o servidor estadual, que seja interativo, automatizado, customizado e dinâmico, a respeito de informações funcionais e de carreira? -  Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger)

4) Como criar uma rede para compartilhamento de competências técnicas, sociais, emocionais e comportamentais, de cada servidor, facilitando a interação e a colaboração

dentro do governo estadual? - Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger)

Educação

5) Como reduzir o abandono e a evasão escolar utilizando metodologias, estratégias e recursos pedagógicos inovadores, dinâmicos e interativos? - Secretaria da Educação (Sedu)

6) Como articular o projeto de vida do jovem com perspectivas latentes e futuras do mercado de trabalho, adequando o serviço de educação? - Secretaria da Educação (Sedu)

Segurança Pública

7) Como informatizar e ser mais eficiente na identificação do risco de reingresso do preso no sistema prisional e na individualização do tratamento penal? - Secretaria da Justiça (Sejus)

8) Como automatizar a contagem da remição e do cumprimento da pena das pessoas presas e comunicar às autoridades competentes? - Secretaria da Justiça (Sejus)

9) Como automatizar o agendamento de audiências judiciais das pessoas presas, junto ao Poder Judiciário? - Secretaria da Justiça (Sejus)

10) Como agilizar o registro e consulta de ocorrências e procedimentos iniciados no ambiente das unidades policiais civis do Estado do Espírito Santo, por meio de plataforma virtual? - Secretaria da Justiça (Sejus)

Infraestrutura e Mobilidade Urbana

11) Como automatizar o processo logístico de controle de usuários, dentro das Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), órgão responsável pelas políticas de comercialização de hortifrutigranjeiros no Estado? - Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)

12) Como aferir quantitativo de passageiros embarcados e desembarcados dos veículos de transporte coletivo por ponto de parada?  - Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb)

Desenvolvimento Econômico Sustentável

13) Como utilizar uma plataforma tecnológica de inteligência artificial para possibilitar atendimento remoto aos agricultores familiares? - Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag)

14) Como otimizar o processo de seleção de candidatos para as vagas cadastradas nas agências vinculadas ao SINE, a partir de um sistema de recomendação baseado em inteligência artificial? - Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades)

15) Como promover divulgação, conexão e troca entre criativos a partir de uma plataforma de marketplace? - Secretaria da Cultura (Secult)

Outros Poderes

16) Como facilitar o acesso gratuito do cidadão à justiça, a partir de um modelo que avalie se o pedido pode ser concebido, cruzando dados das mais diversas bases em busca de parâmetros que o justifiquem? - Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES).

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac/ Jória Scolforo

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/



Assessoria de Comunicação da Fapes

Mike Figueiredo / Jair Oliveira

(27) 3636-1867 / 99309-7100

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard