05/02/2019 17h28

Embaixador de Luxemburgo é recebido no Palácio Anchieta durante visita ao Espírito Santo

Em visita ao Espírito Santo, o embaixador do Grão-Ducado de Luxemburgo, Carlo Krieger, foi recebido pelo governador Renato Casagrande no Palácio Anchieta. A agenda de três dias no Estado será preenchida com reuniões, visita a empresas e à Vila de Luxemburgo, em Santa Leopoldina. A comitiva é formada pelo adido Econômico na Embaixada de Luxemburgo, Felipe Diniz, e pelo cônsul honorário de Luxemburgo em Minas Gerais e Espírito Santo, Paulo Henrique Vasconcelos.
 
O governador destacou potencialidades e semelhanças entre o Espírito Santo e Luxemburgo e frisou que o Estado está aberto à futuras parcerias que contribuam para o desenvolvimento sustentável, sobretudo, na área de tecnologia:
 
“Luxemburgo tem muitas semelhanças com o Espírito Santo. Ambos são pequenos, porém são referências em organização e prestação do serviço público. Nós queremos avançar no desenvolvimento tecnológico, transformar o Estado o mais digital possível e construir um ambiente apropriado para a integração com instituições brasileiras e internacionais. Queremos avançar, dar um salto quantitativo e qualitativo na prestação dos serviços públicos. Podemos e queremos ser uma grande plataforma de logística para o Brasil e o mundo. O Espírito Santo é o Estado mais aberto e internacionalizado do país”, afirmou Casagrande.
 
A visita, a primeira de uma representação do país ao Estado, tem como finalidade estreitar os laços com o Estado e apresentar oportunidades de negócios. “Instalamos a Embaixada no Brasil há pouco mais de um ano, por isso a visita. Desejamos estreitar os laços com o Espírito Santo, pelo qual temos grande apreço, e que recebeu um importante movimento migratório de Luxemburgo. Também é nosso objetivo avaliar oportunidades de parcerias econômicas e culturais”, declarou Carlo Krieger.
 
O secretário de Desenvolvimento, Heber Resende, avaliou como positiva a aproximação do Espírito Santo com Luxemburgo. “Não podemos ignorar que, em 2015, Luxemburgo foi o terceiro maior investidor no Brasil. É um país que representa a porta de entrada para produtos brasileiros em outros mercados europeus e acesso a centros decisórios importantes”, argumenta. 
 
Além do secretário de Desenvolvimento Heber Resende, acompanharam a visita o subsecretário de Gestão Administrativa da Secretaria de Cultura, Pedro Sobrino Porto Virgulino, e o prefeito de Santa Leopoldina, Vavá Coutinho. 
 
Após o encontro no Palácio, o embaixador Carlo Krieger partiu em visita ao município de Santa Leopoldina, onde concentrou-se a imigração de Luxemburgo no Espírito Santo, acompanhado de sua comitiva e do subsecretário de Desenvolvimento, Paulo Menegueli. 
 
Sobre Luxemburgo

Luxemburgo é um país europeu com participação na colonização capixaba, notadamente na região de Santa Leopoldina, datada do final do século XIX e início do século XX. País de economia estável e ambiente favorável para os negócios, apresenta o mais elevado rendimento per capita da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

O país mantém um sistema tributário em que os rendimentos provenientes do estrangeiro são reduzidos, graças aos tratados em matéria de dupla tributação, inclusive com o Brasil. Embora modesto, o comércio bilateral tem experimentado rápido crescimento. 

Membro fundador da União Europeia, é o maior centro financeiro da Europa e o segundo maior do mundo. É líder para fundos de investimento e banca privada, bem como um centro atrativo para empresas buscando expandir seus negócios na zona do Euro. 

O país é amplamente utilizado na incorporação de empresas com transações transfronteiras, cuja abordagem progressiva e adaptativa em relação à legislação fiscal, o transforma em país benéfico para a incorporação de uma empresa internacional.

As relações diplomáticas entre Brasil e Luxemburgo foram estabelecidas em 1911. Apesar de possuir território e população pouco expressivos, a parceria com Luxemburgo é significativa para o Brasil – tanto por seu papel de relevo na articulação de posições no âmbito da União Europeia como pela presença de importante comunidade lusófona (cerca de 16% da população luxemburguesa é de origem portuguesa).
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sedes/Aderes/Ipem
Andréia Foeger
(27) 3636.9707 - 99942-9537
andreia.foeger@sedes.es.gov.br

Cintia Dias
(27) 3636.9708 - 99234-1291
cintia.dias@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard