16/05/2016 14h34

Equipes do Arquivo Público e da Sedu atuam na recuperação de documentos danificados pelas chuvas

No decorrer do mês de janeiro sete escolas públicas dos municípios de Colatina, Itaguaçu e Santa Teresa e a Prefeitura Municipal de Itaguaçu receberam suporte técnico do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) para o tratamentoe preservação dos documentos danificados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado no último mês de dezembro.

Foram prestadas orientações aos servidores sobre os materiais que poderiam ou não ser recuperados e os procedimentos adequados para a remoção do excesso de água, a limpeza da lama e a secagem. Durante as visitas também foram dadas sugestões para uma melhor acomodação e reorganização dos arquivos escolares.

De acordo com o coordenador de preservação do acervo do APEES, Sérgio Oliveira Dias, diversos documentos sofreram danos, principalmente diários de classe, fichas de funcionários e históricos dos alunos. “Nos locais foram feitas a retirada das caixas e a secagem por meio de ventilação. Observou-se ainda a ocorrência de fungos e outros micro-organismos prejudiciais à saúde que precisam de cuidados para evitar a proliferação” afirma. Sérgio destaca que o APEES permanece à disposição dos municípios para orientação quanto aos cuidados dos acervos.