06/07/2021 17h10

Exposição CORPO-EXPERIMENTO abre inscrições para formação de educadores

Com inscrições até o próximo dia 12 de julho, essa atividade é gratuita e voltada para professores do Ensino Público.

Dentro das atividades que fazem parte da programação da exposição CORPO-EXPERIMENTO, coletiva em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), estão abertas, até o dia 12 de julho, as inscrições para o Curso CORPO-EXPERIMENTO para educadores.  Essa atividade de formação é gratuita, voltada para educadores da Rede Pública de Ensino e será conduzida pelos artistas e arte-educadores Bruno Makia e Maíra Vaz Valente, que realizaram a curadoria educativa da mostra. Link para o formulário de inscrição (https://bit.ly/curso_corpo-experimento).

A proposta dessa formação é aproximar os educadores das obras da exposição CORPO-EXPERIMENTO e propor uma reflexão sobre cada uma delas. Durante o curso, os professores serão estimulados a estabelecerem um contato teórico-prático com importantes produções artísticas contemporâneas (vídeo, instalação, fotografia, objetos e performance) que tratam do corpo como um campo de experimentação. 

A formação atenderá a 40 participantes que serão organizados em dois grupos. Os professores assistirão a três encontros sequenciais: duas aulas on-line via Google Meet e uma visita guiada à exposição. Cada cursista irá receber certificado de participação, material educativo e catálogo da exposição.

TURMA 01 

Encontro 01 - 13/07 (terça-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 02 - 15/07 (quinta-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 03 - 17/07 (sábado) OU 18/07 (domingo) - visita ao MAES com educadoras das 14 às 16h.

 

TURMA 02

Encontro 01 - 19/07 (segunda-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 02 - 21/07 (quarta-feira) das 19h30 às 21h30 via Google Meet

Encontro 03 - 24/07 (sábado) OU 25/07 (domingo) - visita ao MAES com educadoras das 14 às 16h 

- Formação on-line (via Google Meet): 4 horas

- Visita à exposição com educadores da exposição: 2 horas 

- Total de horas de formação: 6 horas

Para a visita à exposição, o participante do curso fará o agendamento prévio no ato da inscrição. Serão disponibilizados quatro diferentes horários para a visitação à exposição CORPO-EXPERIMENTO. 

 

Sobre os Curadores Educativos

Bruno Makia - É artista educador, que trabalha e pesquisa o campo da mediação cultural desde 2007. Atualmente é estudante do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Poéticas Visuais da ECA-USP. Sua pesquisa poética percorre os caminhos sinuosos da memória e atravessa os campos da educação, pintura, desenho, fotografia, projetos de livros de artista, encadernações manuais e outras artesanias. Já atuou como educador, supervisor e assistente de coordenação de equipes educativas em diferentes locais como unidades do Sesc SP, Centro de Preservação Cultural da USP, MAB-FAAP, Paço das Artes, Museu da Cidade de São Paulo dentre outros espaços. 

Maíra Vaz Valente - Natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, é artista e professora de arte. Trabalha questões socioambientais a partir de práticas performativas no campo da visualidade e seus desdobramentos em suas ações diretas, colaborativas ou participativas. Ao focalizar o encontro com seu público, traz a questão das águas e dos rios convocando seu público. É estudante de mestrado em Poéticas Visuais no departamento de Artes Visuais (CAP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA), onde cursou licenciatura em Artes Visuais. Em 2018, finalizou a especialização em Estudos Brasileiros: Sociedade Cultura e Educação na Escola na Sociologia e Política do Estado de São Paulo (FESPSP). Fundou e coordenou o Núcleo Aberto de Performance (NAP) de 2007 a 2012 e a Embaixada da Performance Arte (EPA!), em 2019. No campo da educação atua como professora de arte em escolas do ensino regular, tendo experiência como mediadora cultural em espaços da educação não formais da arte desde 2006 como Fundação Bienal de São Paulo, Paço das Artes, MAB-FAAP, Itaú Cultural e em diversas unidades do SESC São Paulo.

SERVIÇO

Curso CORPO-EXPERIMENTO para Professores e Educadores

Inscrições GRATUITAS até o dia 12 de julho de 2021 no link (https://bit.ly/curso_corpo-experimento)

 

Exposição coletiva CORPO-EXPERIMENTO

Visitação:  até 25/08/2021
De Terça a Sexta-Feira: das 10 às 16h
Sábado, domingo e feriados: das 12 às 16h 

Entrada franca!

 

IMPORTANTE: os horários poderão ser alterados em função do mapa de risco da pandemia da Covid-19 da cidade. Para entrar no MAES, é obrigatória a utilização de máscara. Há disponibilização de álcool em gel para os visitantes.

Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES) / Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória - ES.

VISITAÇÃO: o público espontâneo poderá visitar o museu em qualquer horário, desde que não ultrapasse a quantidade de cinco pessoas. Para grupos acima de cinco pessoas, o agendamento deverá ser feito por e-mail maes.educativo@gmail.com

Mais informações: 27 3132 8393 
Redes Sociais / Instagram: @corpo_experimento  / Facebook: @corpo.experimento 

 

Link fotos/ Obras exposição CORPO-EXPERIMENTO: https://bit.ly/Obras_exposicao_corpo_experimento

(fotógrafa: Paula Barbosa)

 

 

Sobre a exposição CORPO-EXPERIMENTO

Reflexões sobre o corpo e suas diferentes possibilidades materiais e sensíveis. Essa é a temática da exposição CORPO-EXPERIMENTO, coletiva composta por obras de artistas visuais contemporâneos de diferentes localidades do Brasil. Os trabalhos são apresentados em diversos suportes e utilizam diferentes linguagens, como a fotografia, o vídeo  e a instalação.  

A ideia é refletir sobre o tema em questão, porém de forma ampliada, pois cada obra se utiliza de diferentes materiais, suportes e linguagens. Fazem parte dessa mostra os artistas Aline Motta, Angella Conte, Geovanni Lima, Natalie Mirêdia, Nazareth Pacheco, Peter de Brito, Rafael Bqueer, Renan Marcondes, Renata Felinto e Tiago Sant’Ana, além de Eneida Sanches - artista convidada especial para apresentação de pesquisa em arte.

A exposição CORPO-EXPERIMENTO foi contemplada pelo Edital Setorial de Artes Visuais de 2019/Funcultura da Secretaria da Cultura e, além das visitações, contará com uma programação paralela cuja maior parte das ações acontecerá no ambiente on-line. Serão atividades de arte-educação, disponibilização de materiais paradidáticos, formações para diversos públicos e conversas com curadoria e artistas. 

Link fotos/fotos artistas e curadores: http://bit.ly/corpoexperimento

 

Assessoria de Imprensa: Paulo Gois Bastos / 27 98134 6831

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard