11/05/2016 17h11

Exposição “Djadjo Kwaa Awã” traz mostra fotográfica, mesa redonda e artesanato indígena à sede do Arquivo Público

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) sediará, a partir desta quarta-feira (17), a Exposição Fotográfica “Djadjo Kwaa Awã” em comemoração ao Dia do Índio, celebrado na próxima sexta-feira (19). A abertura será às 17h30 com apresentações culturais Tupinikim e Guarani, mesa redonda, artesanato e exibição de vídeos. A Mostra contempla os trabalhos fotográficos de Apoena Medeiros, Caio Perim, Filipe Campos, Gabriel Lordêllo, Lígia Sancio, Matheus Costa, Zanete Dadalto, Syã Fonseca e Ana Paula Gonçalves e os grafites e telas de Karen Valentim . A Exposição é uma realização do APEES em parceria com o projeto “Linguagens da Terra” e segue até o dia 17 de maio.

O produtor cultural Caio Perim destaca que o evento propõe a interação com os Tupinikim e Guarani para despertar o interesse pela vivência, cultura e cotidiano dessas comunidades. “As culturas indígenas sempre produziram, falaram e existiram. Nós não precisamos dar a eles a voz, porque eles a tem. Temos é que oferecer nossos ouvidos, olhos, olfato, tato e senti-los. Eles não são invisíveis e se você se permite ver, muito irá gostar” diz Caio.

Para o diretor-geral do Arquivo Público, Agostino Lazzaro, a Mostra também tem por objetivo divulgar as atividades da instituição, incentivar estudos nos documentos guardados pelo órgão, onde estão registradas informações diversas sobre os índios, principalmente nos acervos do século XIX. “É importante que os estudantes se interessem pela pesquisa nas fontes primárias, além da bibliografia de apoio” ressalta.

Além da exposição fotográfica haverá uma mesa redonda com alguns dos trabalhos existentes no Espírito Santo sobre os indígenas e as suas manifestações culturais. Participarão do debate índios Tupinikim e Guarani que comentarão a educação, a vida e a cultura nas aldeias. Também serão discutidos temas como “O Tupinikim pela academia”, a “Fotografia antropológica” e o “Projeto colaborativo Linguagens da Terra”.

Programação:
17h30 – Apresentações culturais Tupinikim e Guarani
18h30 – Mesa Redonda
20h00 – Exibição de vídeos
20h30 – Abertura da exposição
Serviço:
Exposição de fotografias, artesanato e mesa redonda “Djadjo Kwaa Awã”
Local: sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua 07 de Setembro, nº 414, Centro, Vitória (anexo ao Palácio da Fonte Grande)
Data: 17/04

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard