08/10/2018 10h56

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA "CAMINHOS POSSÍVEIS" EM CARTAZ NA GALERIA HOMERO MASSENA

A primeira exposição individual do artista capixaba Rafael Segatto está em cartaz na Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória (ES). O deslocamento como ponto de partida para lidar com o desconhecido, com a imprevisibilidade e com outros tempos e modos de viver. É mergulhado nessa travessia possibilitada pela vivência no Pará que nasce a primeira exposição individual do artista capixaba Rafael Segatto, 26 anos, “caminhos possíveis”.

A mostra fotográfica foi selecionada nos Editais da Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura, na categoria Exposições de Artes Visuais para artistas iniciantes da Galeria Homero Massena. A exposição do capixaba resgata o universo da pesca, parte de sua memória de infância na Bahia, em duas obras fotográficas, a partir de pesquisa realizada durante residência artística na Associação Fotoativa, em Belém, de outubro de 2017 a janeiro de 2018.

De compreender o tempo do meu próprio corpo, dos encontros com outros corpos, lugares, paisagens, da construção de afeto. O caminho é um entrecruzamento feito de chegadas, partidas, idas e vindas. Por isso, com a experiência de ser um caminhante, eu posso ver tudo o que todo mundo já viu, mas com os meus olhos e o meu corpo, sob a minha interpretação”, destaca Segatto, que fez imersão nas regiões de Ilha de Maiandeua (Algodoal e Fortalezinha), Ilha do Marajó (Joanes, Monsarás e Soure), Ilha de Cotijuba e Mosqueiro.

A materialidade escolhida para a exposição é a fotografia. Residência no Pará A residência artística que Segatto fez na Associação Fotoativa, em Belém, foi fundamental para o desenvolvimento de seus processos enquanto artista. Foi a primeira vez que decidiu se deslocar da realidade vivida em Vitória (ES) para compreender o próprio caminho como artista, lidar com o desconhecido e com a imprevisibilidade de outras formas de viver. Assim, o capixaba pôde se despir da zona de conforto se colocando num estágio de liberdade em que os atravessamentos, de pessoas e/ou lugares, se tornam, ao mesmo tempo, sutis e profundos.

 “O projeto se dará em outra região do país e envolve a relação com o tempo místico e de meu próprio corpo, além da presença de um outro grande rio”, adianta o artista.

 Serviço:

Abertura da exposição Caminhos Possíveis

Local: Galeria Homero Massena (R. Pedro Palácios, 99, Cidade Alta, Vitória)

Data: 01 de outubro a 01 dezembro de 2018.

 Hora: 19h30

Entrada gratuita

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard