18/05/2023 11h33

Exposição “Modernidade Cultura e Paisagem” explora a relação entre paisagem e modernização

O Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) vai abrir sua nova exposição na próxima quarta-feira (24), a partir das 17h. Em diálogo com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), “Modernidade Cultura e Paisagem” é uma investigação sobre a relação intrínseca entre a paisagem e os processos de modernidade.

Reunindo 11 obras selecionadas do acervo do Maes, “Modernidade Cultura e Paisagem” abrange uma concepção ampliada de paisagem, a partir de pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e objetos. Artistas como Dionísio Del Santo, Raphael Samú, Maurício Salgueiro, Levino Fanzeres, Celina Rodrigues, Rosana Paste, entre outros, terão suas obras expostas em diálogo com registros históricos dos avanços civilizatórios, representados por fotografias selecionadas do acervo do Apees.

A exposição fica aberta até 26 de novembro e oferece uma perspectiva sobre a formação cultural da paisagem e sua influência na sociedade.

A paisagem como construção humana e, por conseguinte, um reflexo cultural é o principal debate traçado pela mostra, que destaca como as transformações da sociedade moderna moldaram as paisagens ao longo do tempo e como essas alterações são retratadas por meio da arte e da fotografia, como documento histórico.

“A curadoria foi realizada com o intuito de apresentar obras do acervo que nos ajudem a pensar a paisagem em seu caráter expandido. Há desde representações clássicas de paisagem na pintura até objetos que nos remetem a uma paisagem sonora. Em parceria com o Arquivo Público do Estado, a exposição ainda traz documentos históricos, em registros fotográficos, que apresentam paisagens antigas do Espírito Santo. Esse dado nos permite criar relações diretas entre a paisagem e a modernidade, a paisagem e a cultura, e o modo como essas aproximações estabeleceram nossa história”, afirma o diretor do Maes, Nicolas Soares.

De acordo com Nicolas Soares, as exposições do acervo produzidas pelo Maes propõem sempre um diálogo para fora, com outros acervos, instituições e artistas. Desta vez, é com o acervo fotográfico do Apees. “Por meio dessas aproximações, atualizamos os trabalhos e artistas que estão em nosso acervo. Trazê-los para perto de discussões contemporâneas é fundamental para revisitar e realocar o papel do próprio museu. Sob essa perspectiva é fundamental que o acervo do Maes dialogue com os acontecimentos de agora, com a sociedade em sua multiplicidade”, ressalta o diretor do museu.

 

Serviço:

Exposição “Modernidade Cultura e Paisagem”

Abertura: 24/05 (quarta-feira)

Horário: às 17h

Local: Museu de Arte do Espírito Santo (Maes), Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória.

Visitação: até 26/11

De segunda a sexta, das 10h às 18h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz  / Juliana Nobre

(27) 3636-7111 / (27) 99753-7583 / (27) 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard