20/04/2021 12h12 - Atualizado em 20/04/2021 14h33

Filmes capixabas serão exibidos em plataforma norte-americana

Cinelimite exibe um programa mensal de filmes produzidos no Espírito Santo em programação gratuita a partir desta terça-feira (20)

 

Uma seleção de nove filmes cobrindo quase 100 anos de cinema produzido no Espírito Santo será exibida a partir desta terça-feira (20) no Cinelimite, plataforma online dedicada a expandir a presença do cinema brasileiro nos Estados Unidos. Esta é a primeira exibição de uma plataforma internacional dedicada ao cinema do estado. Além dos filmes, o site apresenta uma série de artigos, entrevistas e vídeo-ensaios, em inglês e português. Os filmes poderão ser assistidos, com legendas em inglês, gratuitamente por 30 dias no site www.cinelimite.com.

 

“O mundo visto e sonhado – Uma coleção de filmes do Espírito Santo” (The World Seen and Dreamt: A Collection of Films from Espírito Santo), com curadoria de Vitor Graize, apresenta um panorama do cinema capixaba a partir da perspectiva das iniciativas de preservação. Os nove filmes programados desenham uma trajetória de pioneirismos em que se destacam alguns pontos incontornáveis, como as iniciativas de Ludovico Persici, na década de 1920, e da geração do movimento de cinema amador na década de 1960. O cinema do Espírito Santo será analisado em um artigo do professor e cineasta Erly Vieira Jr.

 

Descobertas somente nos anos 2000, mas filmadas há quase cem anos, as imagens de Persici receberam, após a restauração coordenada pela Secretaria de Cultura (Secult) e pelo Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), o título de Cenas de Família, embora apresentem uma variedade de situações, paisagens e personagens ao longo de uma viagem de trem pelo interior do Espírito Santo. Um artigo inédito da cineasta e gestora cultural Margarete Taqueti, encomendado pelo Cinelimite, disseca toda saga envolvendo essa grande descoberta do cinema brasileiro.

 

Do ciclo de curtas do final da década de 1960, em que tomaram parte cineastas como Ramon Alvarado, Antonio Carlos Neves, Paulo Torre e Luiz Tadeu Teixeira, apresentamos os únicos filmes atualmente acessíveis: Kaput, de Paulo Torre, e Ponto e vírgula, de Luiz Tadeu Texeira. O documentário Cirurgia do coração no Espírito Santo (1967), de Ramon Alvarado, foi recentemente digitalizado pelo projeto Acervo Capixaba - selo da Pique-Bandeira Filmes para a restauração, digitalização e circulação de obras cinematográficas capixabas - e será exibido pela primeira vez em sua versão em formato digital. Um artigo do curador sobre o movimento de cinema amador, um vídeo-ensaio inédito criado por Nenna e um depoimento audiovisual de Alvarado completam essa parte do programa.

 

Entre os filmes apresentados, também estão duas obras de Orlando Bomfim, netto produzidas nos anos 1960: Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975) e Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi (1978). Estes documentários integram a coleção do cineasta restaurada em 2017 pelo projeto Acervo Capixaba, com coordenação de Marcos Valério Guimarães e apoio do Funcultura.

 

Três filmes icônicos que se destacaram em três décadas diferentes e que reafirmaram a posição do Espírito Santo no mapa do cinema brasileiro completam o programa: A lenda de Proitner (1996), de Luiza Lubiana, No princípio era o verbo (2005), de Virgínia Jorge, e Das águas que passam (2016), de Diego Zon. Um artigo da pesquisadora Kênia Freitas sobre o cinema da cineasta Castiel Vitorino e uma entrevista com o realizador Diego Zon completam essa parte do programa.

 

A programação tem o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e dos realizadores e detentores de direitos sobre as obras exibidas.

 

Os filmes programados são:


- Cenas de família (1926), de Ludovico Persici (do acervo do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

- Cirurgia do coração no Espírito Santo (1967), de Ramon Alvarado, recentemente digitalizado pelo projeto Acervo Capixaba da Pique-Bandeira Filmes com apoio do Funcultura

- Kaput (1967), de Paulo Torre

- Ponto e vírgula (1969), de Luiz Tadeu Teixeira

- Tutti tutti buona gente, propriamente buona (1975), de Orlando Bomfim, netto

- Canto para a liberdade – A festa do Ticumbi (1978), de Orlando Bomfim, netto

- A lenda de Proitner (1996), de Luiza Lubiana

- No princípio era o verbo (2005), de Virgínia Jorge

- Das águas que passam (2016), de Diego Zon

 

Cinelimite

A Cinelimite Inc., sediada em Nova York, é uma organização sem fins lucrativos dedicada a expandir a presença do cinema brasileiro nos Estados Unidos e além. Há inúmeras pérolas ao longo da história do cinema brasileiro que estão apenas esperando para serem descobertas pelo público internacional - nossa missão é tornar isso uma realidade. Cinelimite oferece uma plataforma online para filmes brasileiros clássicos e contemporâneos recentemente traduzidos, e fornece material suplementar como ensaios escritos, ensaios em vídeo, entrevistas, listas e até podcast.

 

Site: www.cinelimite.com

Instagram: https://www.instagram.com/cinelimite/

 

Pique-Bandeira Filmes

Pique-Bandeira Filmes é uma produtora e distribuidora de conteúdo audiovisual fundada em 2011 em Vitória. Seu foco é a produção e distribuição de projetos autorais para os segmentos de cinema, TV, streaming e outros. Seus filmes foram exibidos em festivais como Mostra de Cinema de Tiradentes, Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, Festival Cinematográfico do Uruguai, Festival de Vitória, Mostra Internacional de Curtas de São Paulo – Kinoforum, Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro, entre outros. Também foram licenciados por Canal Brasil, CineBrasil TV e Prime Box Brazil, e para plataformas VOD como Prime, NOW e Vivo Play.

 

Site: www.piquebandeira.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/piquebandeira

 

Informações: Assessoria de Comunicação "Pique-Bandeira Filmes"

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard