16/05/2016 14h14

Funarte realiza oficinas para profissionais da área de acervo

Arquivistas, bibliotecários, museólogos, historiadores, estudantes e demais profissionais da área preparem-se. A Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abriram as inscrições para a oficina de Técnica de Preservação e Processamento Arquivístico de Documentos Audiovisuais e Iconográficos.

Essas atividades fazem parte do Programa de Capacitação em Atividades Culturais, e oferecem uma excelente oportunidade para os profissionais aperfeiçoarem seus conhecimentos e se qualificarem.

As inscrições começam nesta quinta-feira (07) e permanecem até dia 14. Inteiramente gratuitas, as oficinas acontecem entre os dias 18 a 22 de novembro e serão realizadas na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória. A seleção dos candidatos será feita mediante análise de currículo apresentado na ficha de inscrição, sendo apenas 40 vagas.

A oficina tem como objetivo capacitar e orientar profissionais que atuam na produção, guarda e/ou difusão de documentos visuais, na organização, tratamento e preservação de acervos audiovisuais e iconográficos, apresentando noções, normas, práticas, legislação e procedimentos pertinentes à produção, gestão, arranjo, descrição, indexação e elaboração de instrumentos de pesquisa, bem como de indicações de procedimentos relativos à preservação e ao acesso.

A Oficina

A oficina será coordenada por Marcelo Nogueira de Siqueira, arquivista e Historiador. Mestre em História Social (UERJ). Arquivista do Arquivo Nacional, onde atualmente é o coordenador de Documentos Audiovisuais e Cartográficos. É o presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conselho Nacional de Arquivos e membro da Comissão Técnica de Arquivos Privados de Interesse Público e Social.

1º dia

1. Apresentação da oficina, dos instrutores e alunos
  2. Distribuição de material didático
  3. Dinâmica com documentos iconográficos