06/12/2023 13h34

Funcultura: documentário ‘Benzedeiras’ estreia com sessão de cinema gratuita nesta sexta-feira (08) em Vitória

O conhecimento e a sabedoria de mulheres no acolhimento e na cura das dores do corpo e da alma numa das mais populares comunidades tradicionais de Vitória estão no cerne do curta-metragem “Benzedeiras”, de Jamilda Bento e Beatriz Lindenberg. Integrando a série “Griôs de Goiabeiras”, o novo documentário será lançado durante sessão gratuita nesta sexta-feira (08), às 19h, na Praça 3 de Maio, em Goiabeiras Velha, Vitória.

Com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o curta-metragem é realizado pelo Instituto Marlin Azul, em parceria com a Banda de Congo Panela de Barro.

“Benzedeiras” tem 17 minutos de duração e apresenta relatos sobre rituais e práticas populares de cura para o enfrentamento de desequilíbrios físicos e aflições espirituais. Tais saberes, repassados de geração a geração, encaram diferentes situações. Cobreiro, erisipela, espinhela caída, dor de ouvido, desencanto e mau-olhado são algumas das queixas de quem busca ajuda. As benzedeiras utilizam diferentes objetos como faca, tesoura, galhos, folhas, fazem orações aos anjos e santos, receitam banhos e chás com ervas medicinais ou ensinam simpatias específicas para cada amargura ou desalento.

A benzeção é uma prática cada vez mais escassa e restrita devido ao preconceito e à intolerância religiosa, no entanto, o protagonismo e a resistência de mulheres da região mantêm viva a força da espiritualidade, do cuidado e do bem-querer em relação ao outro.

O documentário chega para se somar ao “Griôs de Goiabeiras”, projeto audiovisual comunitário de registro e difusão da memória pessoal e coletiva de mestres e mestras dos saberes e fazeres tradicionais da comunidade de Goiabeiras Velha, com destaque das personalidades marcantes, das histórias de vida, da geografia física, social e humana de um dos mais ricos bairros em culturas tradicionais de Vitória.

As diretoras

Jamilda Bento nasceu em Goiabeiras Velha. Filha e neta de benzedeiras, foi criada no convívio cotidiano dos quintais das benzedeiras da região. Formou-se em Biblioteconomia e em História e atua como bibliotecária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), em Vitória. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), coordena a Banda de Congo Panela de Barro, de Goiabeiras, e integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Ifes. É autora do livro “Benzedeiras de Goiabeiras” (2004), obra que reúne relatos e saberes compondo um mapeamento de todas as benzedeiras do bairro – tema agora levado para o documentário audiovisual.

Beatriz Lindenberg é formada em Comunicação Social pela Ufes, com especialização em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, a Flacso-Brasil. Fundadora do Instituto Marlin Azul e coordenadora dos projetos da instituição, com destaque para o Revelando os Brasis, Projeto Animação/Núcleo Animazul, Cine Animazul, Curta Vitória a Minas, Cine Quilombola, Cinema de Griô, Memória do Barro e Griôs de Goiabeiras. Os cinco episódios da websérie “Griôs de Goiabeiras”, com direção de Beatriz Lindenberg e Jamilda Bento, estão disponíveis em https://imacultural.org.br/

Serviço:

Lançamento do curta-metragem “Benzedeiras”

De Jamilda Bento e Beatriz Lindenberg

Quando: 08/12 (sexta-feira)

Horário: às 19h

Local: Praça 3 de Maio, Goiabeiras Velha, Vitória

Aberto ao público

Classificação livre

Mais informações no site institutomarlinazul.org.br e no Instagram

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br