27/11/2023 11h33

Funcultura: ‘Memória digital de Afonso Cláudio’ traça percurso histórico do município costurado por documentos e fotografias

Na próxima terça-feira (28), a partir das 15h, o auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Afonso Cláudio, recebe o lançamento do projeto “Memória digital de Afonso Cláudio”. Além de reunir registros fotográficos que revelam as transformações espacial e social da cidade, o trabalho apresenta os primeiros documentos da Vila de Afonso Cláudio, sua emancipação política, os primeiros decretos e leis, notas fiscais, entre outros.

Com o objetivo de preservar a história e a cultura do município a partir de registros originais – digitalizados e disponibilizados gratuitamente para escolas, historiadores e bibliotecas –, o projeto é realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult).

A iniciativa, capitaneada pelo professor e produtor cultural Paulo Falqueto, nasceu da necessidade de manter intactas as memórias e a história de Afonso Cláudio, propiciando visibilidade não apenas local, mas também estadual e nacional. Por isso, a importância de se preservar esses registros em formato digital e impresso é crucial, garantindo às futuras gerações o seu acesso.

Ao debruçar-se sobre “Memória digital de Afonso Cláudio”, o público é conduzido por uma viagem ao tempo, desde a fundação da Vila de Afonso Cláudio até sua emancipação política, atravessando os marcos das primeiras leis e decretos, entre incontáveis outros documentos de relevância histórica, ilustrados também por fotografias que delineiam a evolução geográfica e cultural do município.

De acordo com Paulo Falqueto, trata-se de um acervo valioso, composto por manuscritos datados a partir de 1820, catalogados e inventariados meticulosamente pelo arquivista Marcelo Furtado, resultando na composição de um livro físico e digital. “Este projeto é um tributo à terra que amo, garantindo que suas memórias sejam perpetuadas e acessíveis a todos”, ressalta Falqueto.

A disponibilização desse material, em formato digital e impresso, busca enriquecer o conteúdo curricular das escolas das redes públicas de Afonso Cláudio, oferecendo uma perspectiva enraizada na história local. Com isso, os alunos terão oportunidade de se conectar mais profundamente com as próprias raízes, contribuindo para uma educação contextualizada e rica em conhecimento.

Serviço:

Lançamento do projeto “Memória digital de Afonso Cláudio”

Quando: 28/11 (terça-feira)

Horário: a partir das 15h

Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Av. Eliéser Lacerda Fafa, 48, Boa Fé, Afonso Cláudio

Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br