29/03/2023 15h02

Funcultura: Websérie e documentário apresentam um panorama sobre a dança contemporânea no Espírito Santo

ma websérie e um documentário sobre a dança contemporânea no Espírito Santo serão lançados nesta sexta-feira (31/03) e sábado (1º/04), no Sesc Glória, em Vitória. As duas produções integram o projeto Desvios, que documentou um ciclo de oficinas que relacionavam política e dança. Os dois eventos têm entrada gratuita.

As oficinas – cinco, ao todo – aconteceram em agosto de 2022, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), reunindo diversos participantes interessados em experimentar novas práticas de dança. Conduzidos por artistas-professores, esses encontros tiveram em seu cerne a união entre dança e política a partir do viés de protagonismo do corpo no processo de ser e estar no mundo.

Essas experiências e aprendizados tiveram registros audiovisuais, não apenas com a documentação dos processos, mas também com entrevistas com os instrutores convidados. Esses registros culminaram em uma websérie de cinco episódios e em um documentário.

Realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), o documentário tem como eixo a experimentação de imagens e áudios, de forma não linear, a partir da captação audiovisual das experiências propostas pelo projeto Desvios.

A produção apresenta um olhar sobre o potencial de corpos dançantes como intervenções, nos variados contextos sociopolíticos em que se inserem, e propõe uma reflexão particular sobre fazer e ensinar dança, evidenciando os atravessamentos entre dança, política e educação.

A websérie, por sua vez, foi realizada com apoio da Lei Rubem Braga, de Vitória, e seus episódios giram em torno da dança como uma possibilidade de ação política, apresentando ainda entrevistas com artistas da área.

Os temas abordados em cada episódio são: dança e novas abordagens, com Gabriela Camargo; dança e poéticas populares, com Antônio Moraes; dança e emancipação, com Yuriê Perazzini; dança e subjetividade, com Carla van den Bergen; e dança e colaboração, com Ivna Messina.

“Todos os episódios visam refletir sobre as interseções entre dança e política na cena contemporânea do Espírito Santo, a partir da documentação do trabalho desenvolvido por esses profissionais. Cada episódio traz uma reflexão particular sobre fazer e ensinar dança. Porém, todas as práticas documentadas refletem ações em que os sujeitos se entendem imersos na coletividade e responsáveis pela condução da história”, explica Alê Bertoli, idealizadora do projeto e artista de cena.

Lançamento da websérie “Desvios”

Quando: sexta-feira (31/03)

Local: Sesc Glória, Av. Jerônimo Monteiro, 428, Centro de Vitória

Entrada gratuita, com retirada de ingressos neste LINK