01/09/2021 15h28

Galeria Homero Massena: mostra ‘Videografias do Convívio’ será exibida on-line e pela TVE em setembro

Mostra acontecerá pelas redes sociais da Secult e da Galeria e terá transmissão exclusiva pela TVE, todas as quintas-feiras de setembro.

Durante as quintas-feiras do mês de setembro, o público vai poder conferir de casa diversas produções audiovisuais de artistas que discutem as possibilidades da arte, por meio da linguagem videográfica. Nesta 3ª edição, a mostra “Videografias do Convívio” propõe como temática a produção do audiovisual no campo da arte e a larga exibição, além da relevância institucional que tem na contemporaneidade.

A mostra começa na quinta-feira (09) e será exibida nas redes sociais da Secretaria da Cultura (Secult) e da Galeria Homero Massena (GHM), com transmissão exclusiva pela TV Educativa (TVE), sempre às 23 horas.

As obras abordam temas, como casa-tempo, corpo-espaço, cotidiano-lembrança e território-cultura, selecionadas a partir da Chamada Pública aberta pela Galeria, em maio deste ano.

“A imposição do distanciamento social pela pandemia nos obrigou a pensar em novas sociabilidades, expressividades e afetividades: uma nova reorganização do convívio. Qual nossa perspectiva de futuro? Como tomamos partido de um senso de sociedade, comunidade e cooperatividade, em que fortalecer a existência de nós mesmos fortalece a existência do outro?", questiona o coordenador da Galeria Homero Massena, Nicolas Soares. 

Confira a programação:

PROGRAMA #1

CASA-TEMPO

O primeiro programa reflete sobre as relações entre CASA E TEMPO, considerando o espaço doméstico como o âmbito mais íntimo do sujeito. Por outro lado, é também no interior da casa que se elaboram os sensos de comunidade, que transitam do privado ao público e reverberam na cultura de uma sociedade.

Serão apresentados os vídeos “Acervos compartilhados”, do Duo Furtacor, “A Casa Entre o Rio e o Mar”, de Diego Ramos, “A chuva (after ivens)”, de Jaks, e, “Por dentro, selvagem”, de Liliana Sanches.

Duo Furtacor – “Acervos Compartilhados”, dos artistas Lindomberto Ferreira Alves e Amanda Amaral, é um vídeo em preto e branco, ambientado no espaço interno de uma casa. A relação entre espaço doméstico e colecionismo é apresentada de forma a entendermos os pequenos arranjos de objetos como prática curatorial, independentemente de seu estatuto de arte. A casa pode ser o lugar onde a coleção se instaura e, também, o espaço em que temos nos tornado cada vez mais íntimos, em tempos de refreamento social.

O vídeo “A Casa Entre o Rio e o Mar”, de Diego Ramos, trata a memória como se fosse um tecido que une diferentes tempos e espaços. A memória é recriada a todo instante, é imaterial, fluída e móvel como o ciclo das águas. As imagens do curso de um rio são sobrepostas no interior de uma casa abandonada e nos propõe ver as memórias daquela casa em ruínas.

“A chuva (after ivens)”, da artista Jaks, apresenta uma série de planos parados onde a intenção é evocar a interação entre duas personagens: uma escritora e a protagonista, de nome Odeth. O diálogo entre a chuva e as personagens nos provoca a sensação de introspecção, que no vídeo reflete em como convivemos com nosso próprio eu, da superfície ao interior. O título faz referência ao curta-metragem “Rain”, de 1929, dirigido pelo cineasta Joris Ivens.

Em “Por dentro, selvagem”, vídeo da artista Liliana Sanches, a projeção da imagem da paisagem de um mar selvagem numa tempestade parece residir na memória. Neste momento em que nos encontramos isolados, solitários. Como a artista nos apresenta, a contemplação dessa cena poderia revolver nossos afetos, angústias e saudades.


PROGRAMA #2

TERRITÓRIO-CULTURA // CORPO-ESPAÇO

O segundo programa reflete sobre as relações entre TERRITÓRIO e CULTURA, a partir dos trabalhos do artista Wayner Tristão, com o vídeo “Às moscas”, uma animação que conta a história de uma cidade que vê seus hábitos mudarem ao ser invadida por insetos. Esteticamente, arranhões na tela e no áudio provocam ruídos do sintoma dos mosquitos que tomam conta.

Ainda sobre o mesmo eixo temático, a artista Sulamita apresenta o vídeo “Oribatã Cuieté”, que tem na floresta seu foco, traduzindo a ideia que pela lembrança do passado teremos a teremos a perspectiva de futuro. O vídeo é inspirado no trabalho do amazonense Roberto Evangelista Mater Dolorosa II (1978).

No segundo bloco do nosso programa, nos atentaremos às relações entre CORPO e ESPAÇO, por meio dos vídeos “Corpo-fronteira”, da artista Marcela Cavallini, que reflete sobre o desmatamento ambiental e um corpo sociopolítico que se encontra cada vez mais em isolamento. Já o vídeo de Rejane Arruda (foto), “Resposta a Bataille”¸ o autor em questão, o francês George Bataille, é citado pela artista, na intenção de engatilhar reflexões sobre um relacionar-se "consigo mesmo"; especialmente na solidão-isolamento-distância.

 

PROGRAMA #3

CORPO-ESPAÇO // COTIDIANO-LEMBRANÇA

No terceiro programa, voltaremos ao eixo temático CORPO-ESPAÇO, e, em sequência, apresentaremos os vídeos do eixo COTIDIANO-LEMBRANÇA.

Em CORPO-ESPAÇO, iniciaremos com o trabalho de Ana Ximenes, “Exílio”, uma vídeo-performance em que a artista tricota em volta de seu corpo uma rede com fio de malha vermelho. Relacionando o isolamento social de agora ao isolamento cultural do corpo gordo. Em seguida, assistiremos ao vídeo-performance do artista Marcelo Venzon, “Diagrama de momento”, em que o diálogo de dois corpos é intermediado por uma viga de gesso e a manipulação do objeto antecipa o fracasso do encontro entre os dois.

No nosso segundo bloco, refletiremos sobre COTIDIANO e LEMBRANÇA, a partir dos vídeos de Bruno Miranda, intitulado “(De)Pressão”, em um único plano da imagem estática do cozimento do feijão em uma panela de pressão. O vídeo discute a partilha e a confraternização no interior de uma família. Em seguida, o artista Fagner Fabrete, no vídeo “Querido Fagner”, reflete, por meio da escrita, as memórias pessoais do passado, para que esteja no presente discutindo as sobrevivências até aqui. O convívio da família também é ilustrado por um evento cotidiano apresentado por João Giry, em seu vídeo “Brigadeiro”, um recorte visual focado no afeto em que o encontro para comer brigadeiro de colher é capaz de proporcionar. É um filme pessoal, íntimo e orgânico.


PROGRAMA #4

COTIDIANO-LEMBRANÇA

No quarto programa, voltaremos ao eixo temático COTIDIANO-LEMBRANÇA. Apresentaremos o trabalho “A voz que a saudade tem”, da artista Esther Almeida Borges, em que documenta em vídeo o cotidiano da família, elaborando o luto da perda do pai devido às complicações pela Covid-19. Por meio de áudios do pai, a presença é reivindicada no dia-a-dia da família.

Em sequência, o vídeo “Objeto saudade”, da artista Amanda Amaral, reúne uma série de documentos e fotografias que foram correspondidas por uma família durante os anos de 1950 a 1970 na cidade de Vitória. Chamado de filme-texto-ruína pela artista, o vídeo tem o objetivo de alcançar outro tempo por meio das sobreposições de narrativas que podem emergir em uma imagem.

Também assistiremos a “Você estava lá”, de Rafaela Stein, que propõe pensar o convívio a partir da ausência, do luto. A percepção do contato, da convivência, do partilhar, com a ausência e a falta. O trabalho procura refletir estas questões partindo de uma narrativa sensível sobre o conviver e a perda.

PROGRAMA #5

No quinto e último programa, apresentaremos três vídeos referentes aos eixos temáticos anteriores CORPO-ESPAÇO, COTIDIANO-LEMBRANÇA e CASA-TEMPO.

Em CORPO-ESPAÇO, exibiremos o vídeo-dança “SYNC”, da artista e bailarina Gabriela Morondo, com participação do bailarino Maicom Souza, coreografados pela eslovaca Eva Urbanová. Corpos em movimento que se relacionam entre si, mas propõe um jogo dinâmico entre câmera, som e luz.

Em COTIDIANO-LEMBRANÇA, o vídeo de Charles Cunha (foto), “Tô indo e não consigo sair do lugar”, se forma a partir de um compilado de imagens feitas pelo artista durante o isolamento social registrado em tempos diversos e em situações tragicômicas do cotidiano. A narrativa se completa com fragmentos de áudios trocados entre ele e suas irmãs, apresentado quase linearmente. Suprimida a voz do artista na resposta dos áudios, suas irmãs conversam sobre como estão se sentindo, motivação, angústias, medos, felicidades, incertezas, desejos, tristezas, saudades, afetos, vida e morte.

Em CASA-TEMPO, Yurie Yaginuma nos apresenta “O apartamento de m”. um curto vídeo que explora o espaço de um apartamento desabitado. A paisagem deste lugar, que oscila entre a ocupação e o vazio, o abandono e o cuidado, apresenta também espectros de alguma presença anterior: um tênis, uma cama arrumada, plantas ressecadas, objetos sobre a mesa... assim como do tempo e da vida, na poeira ou numa pequena aranha que sobe pela pia da cozinha. Assim como começa a ser habitado também pela figura de um sonho narrado na faixa sonora do vídeo. A artista então quer nos propor que percebamos o amplo trabalho do cuidado.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac /
(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard