Governador Renato Casagrande visita sede do Arquivo Público na manhã desta terça-feira (14)
Na manhã desta terça-feira (14) o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, visitou a nova sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), localizada na Rua 7 de Setembro, em Vitória. Na ocasião o governador percorreu as diversas dependências da instituição - como as salas de consulta e restauração, a biblioteca e a cinemateca - nas quais está guardada e preservada a rica documentação do Estado.
O diretor-geral do Arquivo Público, Agostino Lazzaro, destaca que as pesquisas sobre o Espírito Santo, em diferentes áreas, precisam passar pelo acervo do APEES, que pode ser considerado um grande centro de documentação para o benefício desta e das futuras gerações. “Vejo o Arquivo como um espaço público para a comunidade capixaba, no qual é possível promover a organização e a disponibilização de informações à sociedade”.
Para o governador Casagrande o Arquivo é motivo de orgulho pelo seu trabalho de referência na preservação da memória do Espírito Santo. “A sede do Arquivo Público, no Centro de Vitória, é uma grande conquista, pois o prédio é um exemplo de resgate e valorização do patrimônio histórico. Queremos que as atividades culturais estejam cada vez mais fortalecidas nessa região por meio do trabalho conjunto entre o Governo e as entidades ligadas à cultura” afirma.
Também estiverem presentes no evento o Secretário de Estado da Cultura, Maurício José da Silva, membros da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras, deputados estaduais, a diretoria da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES), dentre outros representantes de organizações culturais.
Visita
Durante a visita o governador Renato Casagrande recebeu o “Registro de Entrada do Imigrante” no qual constam informações sobre a vinda da família “Casagrande”, de origem italiana, ao Espírito Santo. O Registro faz parte do “Projeto Imigrantes” e pode ser obtido através da inserção online de um determinado sobrenome no campo de busca do site: http://www.ape.es.gov.br/imigrantes/.
O governador recebeu também a versão inicial do livro “Nossa Vida no Brasil”, da imigrante norte-americana Julia Louisa Keyes, que morou em Linhares dos anos de 1867 a 1870. A obra será uma das próximas publicações do APEES e trará informações inéditas sobre a imigração norte-americana na Província do Espírito Santo. Outro material apresentado foi o “Indicador Ilustrado”, que será reeditado em comemoração ao centenário do Governo de Jerônimo Monteiro, que publicou a obra, em forma de Relatório de Governo, ricamente ilustrado com 178 fotografias do Estado.
Arquivo Público
O Arquivo Público foi criado em 18 de julho de 1908, no Governo Jerônimo Monteiro, sob a denominação "Archivo Público Espírito-Santense", como um anexo à Biblioteca Pública. Em 2008, marcando as comemorações do centenário da instituição, ele foi transferido da Rua Pedro Palácios, na Cidade Alta, em Vitória, para um novo espaço, na Rua 7 de Setembro que, passou por uma série de melhorias e reformas para favorecer o acesso, a preservação e a organização dos documentos. A nova sede foi inaugurada no dia 21 de dezembro de 2011. Nela os acervos foram acomodados em estantes deslizantes instaladas em ambientes climatizados, com controle de temperatura e umidade, que seguem as normas internacionais. O APEES conta ainda com um laboratório de microfilmagem, um moderno Centro de Processamento de Dados para guarda e acesso aos documentos digitais e um auditório para 70 pessoas.