11/04/2019 14h02 - Atualizado em 11/04/2019 14h03

Inscrições Abertas para o 16º Caminho do Imigrante

São quase 30 quilômetros de caminhada entre Santa Teresa e Santa Leopoldina.

Quem deseja rememorar os trajetos percorridos pelos primeiros imigrantes no Espírito Santo e desfrutar as paisagens que compõem a serra capixaba já pode se inscrever para a 16ª edição do “Caminho do Imigrante”, que será realizada no dia 1º de maio. O evento é organizado pelas prefeituras de Santa Teresa e Santa Leopoldina, com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

São quase 30 quilômetros de caminhada entre os dois municípios, pelos quais os participantes podem relembrar as vivências dos seus antepassados em meio a matas, montanhas e cachoeiras. A inscrição é gratuita e obrigatória e deve ser feita até o dia 24 de abril no endereço http://www.caminhodoimigrante.es.gov.br.

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada “Bernardino Monteiro”, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX.

Para a definição do itinerário, foram consideradas as descrições contidas nos documentos do APEES e as informações que estão em livros como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso. Essa parte da história capixaba é retomada pelos caminhantes como uma homenagem aos seus avós e bisavós.

Informações aos participantes

A infraestrutura do trajeto somente será usufruída pelos participantes inscritos e identificados com a pulseira distribuída no ponto de saída de Santa Leopoldina. O equipamento será dado mediante o comprovante de inscrição. O horário de saída dos ciclistas será às 6h30 e a dos andarilhos às 7h. O retorno dos ciclistas para Santa Leopoldina ocorrerá obrigatoriamente por uma nova trilha, sinalizada pela organização.

O café da manhã em Santa Leopoldina será oferecido das 6h às 6h40. A tradicional polenta, em Santa Teresa, será oferecida a partir das 12h. O transporte de retorno para Santa Leopoldina será das 15h às 17h. O trajeto da caminhada será fechado para veículos até as 10h. Os automóveis e vans de apoio particulares deverão seguir via Santa Maria de Jetibá.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação do Apees

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Instagram: ArquivoPublicoES

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard