04/07/2016 15h36

Inscrições abertas para oficina de educação patrimonial em “Itapina”

15/02/2016

O projeto “Clic@ar Itapina” está com as inscrições abertas, até o dia 20 de fevereiro, para a oficina de “Educação Patrimonial”, que será realizada no distrito de Itapina, em Colatina. A ação consiste em palestras, pesquisas e atividades práticas, gratuitas e abertas à comunidade, visando resgatar a memória local por meio dos registros fotográficos pessoais e de familiares. Está prevista ainda a criação de espaços virtuais para a divulgação histórica e uma exposição com os trabalhos finais dos participantes.

A atividade é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Archivum, com a coordenação dos arquivistas André Malverdes e Anderson Gomes Barbosa e conta com o apoio do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), Secretaria Municipal de Cultura de Colatina, Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo, grupos de pesquisas “Acervos Fotográficos” e “Cine Memória”, Empório Capixaba e recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

Oficina

O curso envolverá estudos e discussões relacionados à diversidade e cultura, tais como: acervos imagéticos, patrimônio cultural, arquivos digitais, políticas de informação e gestão dos patrimônios documentais. Com isso, busca-se a formação continuada de professores do Sistema Municipal de Ensino, a ampliação dos projetos pedagógicos que resgatem identidades e o debate de assuntos relativos à transformação das cidades, memórias e ressignificação dos espaços.

O trabalho permitirá capacitar os moradores para que identifiquem as fotografias que possam compor a história local, orientando-os quanto aos procedimentos referentes à organização, a fim de transmitir informações sobre os principais conceitos do patrimônio cultural. As aulas serão oferecidas na Escola Municipal Maria Ortiz com carga horária de 40 horas. As inscrições podem ser realizadas no site: http://www.clicaritapina.blogspot.com.br/.

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

3636-6117/99633-3558