18/10/2021 17h58 - Atualizado em 04/11/2021 17h02

Livro de autora capixaba traz história cartográfica da Patagônia e do Estreito de Magalhães

“No Coração de Magalhães”, da escritora Sonia Pinheiro, foi lançado no Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. 

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) realizou, na última quinta-feira (28), o lançamento do livro “No Coração de Magalhães: o Estreito e a Patagônia no Museu Naval e Marítimo de Punta Arenas”, da escritora capixaba Sonia Pinheiro. Além da apresentação da obra, também foi feita no evento uma homenagem ao historiador Mateo Martinić Beroš, pelos noventa anos de vida dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento da região austral do Chile.

O historiador chileno Mateo Martinić Beroš, que inspirou a escritora capixaba.

O tema central do livro “No Coração de Magalhães” se concentrou na história da Patagônia e do Estreito de Magalhães, regiões austrais da América do Sul. A obra integra o projeto das comemorações mundiais dos 500 anos da primeira viagem de Circum-Navegação da Terra, façanha realizada pelo navegador português Fernão de Magalhães, iniciada no ano 1519 e terminada em 1522, e que promoveu uma reconfiguração cartográfica do planeta.

Entre os vários conteúdos da obra, a autora Sonia Pinheiro, que realizou mais de vinte viagens à Patagônia, compartilha traços geográficos e históricos da mítica região que abrange o centro sul do Chile e da Argentina, e que abriga  cidades, como Punta Arenas, Puerto Natales, Puerto Williams, El Calafate, Ushuaia e Bariloche. O livro destaca também o importante trabalho realizado pelos missionários Salesianos no contato com povos originários, de etnias que acabaram sendo extintas durante a exploração econômica da região, no final do século 19 e início do século 20.

A participação brasileira na região magallánica chilena foi destacada no livro, por meio da memória do almirante da Marinha do Brasil, Luís Filipe de Saldanha da Gama, que navegou do Rio de Janeiro até a cidade de Punta Arenas, em 1882, comandando o navio Corveta Parnahiba, que conduziu a comissão do Observatório Astronômico Nacional, por ordem do Imperador Dom Pedro II. Em razão desta missão, o almirante Saldanha da Gama compôs escritos de relevância mundial, com a descrição da geografia natural e humana da região no extremo sul do Chile, pouco conhecida até então.

Com o lançamento do livro “No Coração de Magalhães’”, a escritora Sonia Pinheiro teve por objetivo compartilhar as belezas e a riqueza da região Magallánica e a Antártica Chilena, chamando atenção dos leitores para o marco dos 500 anos da primeira Circum-Navegação da Terra, convocando à preservação do planeta, ao desenvolvimento sustentável, à valorização da cultura e da educação para o desenvolvimento dos povos.

 

Informações à Imprensa:
APEES
(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558
comuicacao@ape.es.gov.br
Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram: ArquivoPublicoES

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard