09/05/2016 15h17

Livro "Donatários, colonos, índios e jesuítas" será lançado na inauguração da nova sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Na solenidade de inauguração da nova sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees), que vai acontecer nesta quarta-feira (21), será lançado o livro, da historiadora Nara Saletto. A obra aborda as relações entre jesuítas, índios e colonos no começo da colonização capixaba e ressalta a influência, na formação do Estado, de personagens marcantes na historiografia e memória social, como o donatário Vasco Coutinho, o jesuíta José de Anchieta, a imigrante espanhola Maria Ortiz e o índio Maracajaguaçu.

No livro é traçado o perfil biográfico destas e de outras personalidades, que tiveram participação relevante na história do Espírito Santo. Porém, conforme ressalta a autora, mais do que os indivíduos, o verdadeiro objeto do seu trabalho é a sociedade da época. Nara Saletto, no texto de introdução do livro, afirma que o seu objetivo é levar a um público amplo, dos colégios principalmente, "uma reflexão sobre o início de nossa história, mais livre dos preconceitos e dos estereótipos, mais crítica em relação aos mitos e aos heróis" e, com isso, colaborar para uma melhor compreensão sobre o Brasil daquela época e, sobretudo, o atual.

Para a historiadora é necessário e urgente aprofundar as reflexões que permeiam o real significado do descobrimento do Brasil, bom para alguns grupos, mas que envolve questões complexas para outros, como os indígenas. De acordo com Nara Saletto é importante que aquele momento, hoje no passado, seja pensado pelos jovens que não o vivenciaram, pois essas análises são de grande interesse para a formação dos cidadãos brasileiros.

O livro é o 13º publicado na linha editorial do Apees, a Coleção Canaã, e estará disponível em formato digital no site da instituição.

Arquivo Ultramarino sobre o Espírito Santo

Em suas pesquisas a autora utilizou diversas fontes, dentre elas o acervo de documentos do Arquivo Ultramarino de Portugal, localizado em Lisboa, cuja cópia micro filmada e digitalizada foi adquirida pelo Apees em 1998. Trata-se de uma farta documentação político administrativa como cartas, requerimentos, ofícios, correspondências entre autoridades portuguesas e seus representantes no Brasil, além de informações alusivas ao tráfico de escravos, questões judiciárias, militares e administrativas da colônia.

O acervo possui documentos dos anos de 1585 a 1822, que têm por tema central a administração colonial no Espírito Santo. O material é formado por 549 conjuntos documentais, que totalizam 2.917 fotogramas distribuídos em sete rolos de microfilmes. O inventário pode ser consultado no link www.ape.es.gov.br.

Serviço:
Inauguração da nova sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e Lançamento do livro "Donatários, colonos, índios e jesuítas: o início da colonização do Espírito Santo"
Data: 21 de dezembro de 2011
Horário: 17h30min
Local: Rua 07 de Setembro, nº 414, Centro, Vitória (anexo ao Palácio da Fonte Grande)
Tópicos:
colonos, indios
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard