30/05/2018 11h46 - Atualizado em 30/05/2018 12h08

Livro “Haveria muito mais para contar” será lançado no Arquivo Público

Uma minuciosa reconstrução genealógica da família Cortelletti, junto às lembranças de vida da autora Iva Cortelletti, compõe o livro "Ghén Saría Tante Robé da Contar - Haveria muito mais para contar", que será lançado neste sábado (02), às 17h, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. Na publicação, a escritora aborda as origens e trajetórias dos seus antepassados, permitindo o resgate e a valorização da memória pelos descendentes.

O percurso da família se iniciou com a vinda do patriarca Giuseppe Cortelletti de Trento, na Itália, para o Espírito Santo, onde desembarcou do navio Fenelon, em 27 de dezembro de 1875. Na obra, Iva Cortelletti comenta a sua infância em Caldeirão, Santa Teresa, e a mudança para Pancas. A partir das suas recordações, que envolvem, por exemplo, as convivências familiares, as travessuras das crianças, os costumes, as lojas de secos e molhados, a culinária e as festividades, é possível conhecer aspectos do cotidiano da época e as relações sociais estabelecidas entre os imigrantes italianos com os pomeranos e também com os indígenas que habitavam a região do Rio Doce.

Tem-se, assim, que por meio da narrativa das suas vivências, elementos históricos são revelados, permitindo uma melhor compressão do período e das formas de interações envolvidas. O livro é resultado de um amplo estudo em documentos de arquivos, cartórios, paróquias e acervos no Brasil e na Itália, que permitiram à autora encontrar uma série de informações sobre os entes da sua família e promover reflexões sobre a identidade da comunidade italiana no Estado. Segundo Iva, foi a sua bisavó Virginia Ziviani o elo mais forte que a manteve ligada às suas origens e memórias. “Foi essa mulher indescritível na sua bondade e sabedoria que, juntamente com a minha avó materna, Anna Gumiero, me transmitiu as lembranças e amor pela Itália”, afirma.

Serviço:

Lançamento do livro “Haveria muito mais para contar” de Iva Cortelletti

17h

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Rua Sete de Setembro, 414, Centro

O livro será vendido pelo valor de R$ 45,00 (quarenta e cinco reais)

Informações à imprensa:

Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

Jória Motta Scolforo

3636-6117/99633-3558

comunicacao@ape.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard