04/11/2022 16h31

Livro sobre trajetória da família Nico será lançado no Arquivo Público

Lançamento vai acontecer na próxima terça-feira (08), às 18 horas, na sede do APEES. 

 

Livros sobre histórias de famílias trazem o resgate não apenas de registros documentais, mas também de lembranças, vínculos e afetos. Para rememorar os caminhos percorridos pelos antepassados, o engenheiro civil e escritor Celso Luiz Caus vai lançar, na próxima terça-feira (08), às 18 horas, na sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES), a obra “Família Nico: dos campos de Vicenza às florestas do Espírito Santo e Minas Gerais”.

 

Após lançar em 2016 o livro “Os Cauz/s”, que conta a história do ramo paterno do autor, surgiram solicitações para que ele se dedicasse também à família Nico, do lado materno, o que o motivou a iniciar a nova obra. “Nos meus tempos de criança, vivi muito próximo dos meus avós, ouvindo-os conversar e rezar no dialeto italiano, toando concertina e cantando músicas italianas. Sempre sonhei saber nossa origem”, disse Caus.

 

Segundo ele, o trabalho foi realizado por meio de pesquisas e, aproximadamente, 100 entrevistas, que proporcionaram a elaboração das mais de 730 páginas do livro, em que são abordadas as características da região dos Nico na Itália, a província da Vicenza; as trajetórias de alguns membros da família e as condições que os levaram a migrar para o Espírito Santo e Minas Gerais, no século XIX.

 

“As fotografias, os mapas e as árvores genealógicas disponíveis na obra permitem ao leitor visualizar, acompanhar e interagir com o que descrevo a cada momento. Tive o cuidado de transcrever fielmente as entrevistas das gravações e filmagens, importando-me com o que foi relatado, pois a fala tirada do fundo do coração traduz uma realidade contada por pessoas simples, honradas e que proporcionaram um registro ímpar que muito engradeceu o conteúdo deste livro”, ressaltou o escritor.

 

Serviço:

Lançamento do livro “Família Nico: dos campos de Vicenza às florestas do Espírito Santo e Minas Gerais”

 

Data: 08 de novembro (terça-feira)

Horário: 18 horas

Local: sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Rua Sete de Setembro, 414 – Centro, Vitória, Espírito Santo.

 

O livro será vendido pelo autor pelo valor de R$ 150,00.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do APEES
Jória Motta Scolforo
(27) 3636-6117/ (27) 99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br

Facebook: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard