21/03/2024 15h36

MAES recebe exposições ‘Inquilino’ de Júlio Tigre e ‘Abrigar-se’ em acervo coletivo

Na tarde dessa terça-feira (19), o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), em Vitória, recebeu as exposições “O Inquilino”, de Júlio Tigre, e “Abrigar-se – Novas Incorporações”, que reúnem obras de artistas contemporâneos na Sala Permanente de Exibição do Acervo do próprio Maes.

“O Inquilino”, de Júlio Tigre, é uma série de objetos, fotografias, videoinstalações e esculturas que trabalham a relação da espacialidade e que retratam as ocupações urbanas. De acordo com o artista, o trabalho apresentado no MAES é uma retrospectiva das edições do projeto de mesmo nome, realizadas nos anos 2005, 2006 e 2010, em que as obras foram inseridas em residências privadas que se encontram fechadas ou inativas. A exposição do Maes também apresenta e permite uma livre reflexão subjetiva em que o público observa e analisa por conta de suas próprias impressões ou compreensões.

“A exposição ‘Inquilino’ tem uma característica bastante peculiar: quando faço a intervenção nas casas, as pessoas são convidadas a vir. Elas têm que fazer um horário para visitar. Elas adentram o recinto e têm a experiência sem recurso como texto e companhia de discurso que vá interferir na sua experiência com o trabalho, ou seja não têm nenhuma noção até ter contato com a obra. E produz até a questão do que é um trabalho de arte. O fato de deslocar o trabalho de uma casa, que é diferente de um local espaço comum expositivo, possibilitando que cada um tenha sua própria experimentação em uma questão individual, pessoal e intransferível”, destaca Júlio Tigre. 

 No decorrer da exposição, uma nova residência será ocupada pelo artista. Esta quarta edição do projeto propõe levar para o Museu todo e qualquer aspecto referente ao imóvel que será produzido durante a estadia na residência. A exposição é realizada com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio do Edital 17/2021 – Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult).

Já na exposição “Abrigar-se – Novas Incorporações”, o Museu expôs na Sala Permanente de Exibição do Acervo obras de oito artistas contemporâneos de abrangência nacional. De acordo com o diretor do Museu de Arte do Espírito Santo, Nicolas Soares, são oito trabalhos de oito artistas, de vários locais do país e que dialogam com novas perspectivas com a arte contemporânea, apresentando várias relações com a cidade e com o mundo. “O acervo tem a intenção de manter diálogos com instituições, acervos e outros artistas e que possa ter uma perspectiva contemporânea também de apresentar outras possibilidades cíclicas e temáticas”, salientou.

O acervo é uma colaboração com a OMA Galeria, instituição de São Bernardo do Campo, em São Paulo, reconhecida por representar artistas jovens e emergente. Os artistas que representam têm suas obras incorporadas em acervos de instituições em todo o País, como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (MAM), Museu Nacional de Belas Artes e Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Os artistas presentes na exposição são Andrey Rossi, Carla Duncan, Fernanda Figueiredo, Júlio Vieira, Marlene Stamm, Nario Barbosa, Renan Marcondes (foto) e Thiago Toes.

Serviço:

Exposições “Inquilino”, de Júlio Tigre, e “Abrigar-se – Novas Incorporações”, do acervo do Maes

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro de Vitória.

Entrada gratuita

Visitação: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h

“Inquilino” – aberta até o dia 26 de maio

ABRIGAR-SE – Novas Incorporações – aberta até o dia 26 de agosto

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard