17/08/2021 16h03

MAES sedia Diálogo com o Curador e lançamento do catálogo da exposição CORPO-EXPERIMENTO no dia 17

Mostra no Centro de Vitória apresentou a prática artística como uma forma de construção coletiva.

Atividade paralela da exposição CORPO-EXPERIMENTO, o Diálogo com o Curador será realizado, na próxima terça-feira (17), no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), no Centro de Vitória. Esse evento contará com a presença do professor e pesquisador Gilberto Alexandre Sobrinho, curador convidado da coletiva CORPO-EXPERIMENTO, que irá discorrer sobre os recortes curatorial e temático presentes nas obras da mostra, com a mediação da artista Natalie Mirêdia. Na ocasião, também será feito o lançamento das versões impressa e on-line do catálogo da exposição. 

 Para assistir presencialmente ao Diálogo com o Curador, é preciso fazer a inscrição por meio do formulário: https://bit.ly/dialogo_curador. Devido às restrições impostas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), será disponibilizado um número reduzido de vagas, que será preenchido de acordo com a ordem de inscrição. As pessoas aptas a participarem serão avisadas via e-mail.

 A exposição CORPO-EXPERIMENTO foi composta por obras em diversos suportes, que utilizam diferentes linguagens, como fotografia, vídeo e instalação. A ideia era refletir sobre o tema em questão de forma ampliada, pois cada obra utiliza diferentes materiais, suportes e linguagens. A exposição contou com ações presenciais e on-line e estará aberta para visitação seguindo todos os protocolos sanitários da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa).

Aspecto importante do modo de realização desse projeto expositivo foi a fusão entre a pré-curadoria, feita por Natalie Mirêdia, e a curadoria, assinada por Gilberto Alexandre Sobrinho, em diálogo com o artista Geovanni Lima. Ao contemplar essas diferentes perspectivas, a mostra CORPO-EXPERIMENTO apresentou a prática artística como uma construção coletiva, o que se confirma pelo fato de os artistas convidados terem contribuído com todo o processo de escolha dos trabalhos, compondo assim uma partitura coletiva de recortes curatoriais. Já a curadoria educativa da exposição foi realizada por Maíra Vaz Valente e Bruno Makia.

A exposição CORPO-EXPERIMENTO foi contemplada pelo Edital Setorial de Artes Visuais de 2020, da Secretaria da Cultura (Secult) e, além das visitações, contou com uma programação paralela cuja maior parte das ações aconteceu no ambiente on-line. Foram atividades de arte-educação, disponibilização de materiais paradidáticos, formações e conversas com curadoria e artistas.

Serviço: 

Diálogo com o Curador Gilberto Alexandre Sobrinho

Data: 17 de agosto de 2021 (terça-feira)

Horário: 17 horas.

Mediação: Natalie Mirêdia

Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), Avenida Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória. Para assistir presencialmente ao Diálogo com o Curador, é preciso fazer inscrição pelo formulário: https://bit.ly/dialogo_curador.

Transmissão ao vivo pelo perfil do MAES no Instagram

 

Exposição coletiva CORPO-EXPERIMENTO

Visitação: até 25 de agosto de 2021

De terça a sexta-feira: das 10 às 16h.

Sábado, domingo e feriados: das 12 às 16h

 

Entrada franca!

 

Os horários poderão ser alterados em função do Mapa de Risco para Covid-19 da cidade de Vitória. Para entrar no MAES, é obrigatória a utilização de máscara. Há disponibilização de álcool em gel 70% para os visitantes.

 Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES), Avenida Jerônimo Monteiro, 631 - Centro, Vitória. 

 VISITAÇÃO: o público espontâneo poderá visitar o museu a qualquer horário, desde que não ultrapasse a quantidade de 5 pessoas. Para grupos acima de 5 pessoas, o agendamento deverá ser feito por e-mail

maes.educativo@gmail.com/

 Mais informações: (27) 31328393

Redes Sociais / Instagram: @corpo_experimento  / Facebook: @corpo.experimento

 

Sobre Gilberto Alexandre Sobrinho

É professor no Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes-Unicamp. A trajetória acadêmica de Gilberto Alexandre Sobrinho

inclui pesquisas sobre cinema, audiovisual e artes visuais, com publicações nacionais e internacionais e artigos, livros e capítulos de livros. Interessa-se, recentemente, pelos modos pelos quais as dissidências de gênero e sexualidade e étnico-raciais disputam o campo da Representação e das visualidades sem distintos campos midiáticos e artísticos, com foco na produção do Atlântico Negro (África, Américas e Europa). É também realizador, dedicando-se ao documentário em que realiza pesquisas poéticas sobre territórios e personagens afro-brasileiros. 

Fotógrafa: Paula Barbosa 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac

(27) 3636-7111 / 99753-7583 / 99902-1627

secultjornalismo@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

https://www.facebook.com/SecultES/

https://www.instagram.com/secult.es/

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard