16/05/2016 14h32

Mais de três mil pessoas atendidas na sede do Arquivo Público em 2013

O Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) é o órgão responsável pela guarda de diversos fundos documentais. Em 2013 foram atendidas aproximadamente três mil pessoas na sede da Instituição. Dentre as ações de destaque está o “Projeto Imigrantes”, referência nacional na disponibilização online de informações sobre a imigração. Em 2013 a base de dados foi atualizada com a inserção de oito mil novos nomes, que podem ser consultados no endereço eletrônico: www.ape.es.gov.br/imigrantes. As informações referem-se a imigrantes de diversas nacionalidades, como Itália, Alemanha, Espanha, Líbano e Portugal, que chegaram ao Espírito Santo a partir de 1812. Foram emitidos 637 “Registros da Entrada de Imigrantes”, documento gerado a partir do “Projeto Imigrantes”, que traz os dados catalogados para cada membro das famílias que colonizaram o Estado. No Registro tem-se a idade, profissão, país e região de origem, que permitem ao solicitante saber a história do seu familiar.

Ocorreram ainda as atividades do “Arquivo Itinerante”, que consiste na utilização de veículo adaptado como escritório móvel para o atendimento às comunidades, buscando expandir o acesso dos descendentes às informações. Em 2013 o “Arquivo Itinerante” esteve nos municípios de Domingos Martins e Aracruz.

Digitalização e Microfilmagem

Passaram pelo processo de digitalização 93 imagens do Governo do Interventor Federal João Punaro Bley das décadas de 1930 e 1940 e outras 200 fotografias do setor iconográfico da instituição. Além da digitalização, o APEES realizou a microfilmagem de documentos para facilitar a consulta e promover a preservação dos originais. Em 2013 foi microfilmado o acervo da Diretoria de Propaganda, Turismo e Diversões Públicas, que gerou nove rolos onde constam correspondências, ofícios, telegramas e relatórios das atividades administrativas, de controle de divulgação, imprensa e radiodifusão. Também foi concluído o processo de microfilmagem de 84 caixas de documentos do Fundo DOPS/ES os quais foram indexados à base de dados do projeto “Memórias Reveladas”. Estão sendo realizadas ainda a descrição da Série “Processos da Secretaria de Estado de Segurança Pública”, totalizando 320 dossiês em 14 caixas e do Fundo “Inspetoria de Saúde Pública”, que permitirá uma pesquisa mais aprofundada sobre a história da saúde no Espírito Santo nos séculos XIX e XX.

Em 2013 a Coordenadoria de Preservação do Acervo (COPAC) realizou uma série de atividades. Dentre elas a higienização, reparo e restauração de documentos manuscritos e cartográficos. Destaque para o Livro 57 do Fundo-Governadoria com um total de 818 páginas, as quais foram separadas, restauradas e preparadas para a microfilmagem. O jornal “Correio do Sul”, de Cachoeiro de Itapemirim, da década de 1920, e “O Caboclo”, de 1901, receberam reparos e passaram pelo processo de restauro. Além disso, 90 filmes em película 16mm dos telejornais de “A Gazeta” foram higienizados e o raro documentário “A Nativa Solitária”, com Luz Del Fuego, foi remasterizado.

Outra área de ação do APEES é a Coleção Canaã, linha editorial voltada à história capixaba. Para o período 2013 – 2014 estão em fase de impressão as seguintes obras: “Viagem ao Espírito Santo, 1888” - Princesa Teresa da Baviera; “Viagem às colônias evangélicas alemãs no Espírito Santo” - Hugo Wernicke; “Fazenda do Centro: imigração e colonização italiana no sul do Espírito Santo”- Sérgio Peres; “Nossa vida no Brasil: imigração norte-americana no Espírito Santo (1867-1870)” - Julia Keyes; “Tropas & Tropeiros: O transporte a lombo de burros em Conceição de Castelo” - Armando Garbelotto. Além das obras citadas outros livros encontram-se em fase de produção: “Negros no Espírito Santo” – Cleber Maciel, “Botocudos do Rio Doce” de Paul Ehrenhart, e “Imigrantes Espírito Santo”.

O Arquivo Público atua também na orientação para a gestão documental dos demais órgãos do Estado. Em 2013 foram publicados, sob a coordenação da equipe técnica do APEES, o plano de classificação – distribuição dos documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento - e a tabela de temporalidade - instrumento de destinação, que determina os prazos e as condições de guarda dos documentos – do Procon, do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). Trabalho este que se insere no Programa de Gestão Documental (Proged) e está sendo feito em outras instituições do Espírito Santo.

Dia do Índio

No período, o APEES foi espaço para manifestações culturais, dentre elas a exposição "Dadjo Kwaa Awã”, em homenagem ao Dia do Índio. O evento contou com a presença de mais de 50 indígenas do município de Aracruz. Na programação ocorreram debates, apresentações, mostra fotográfica e de artesanatos.

Inventário

Mais de três mil mapas e plantas do Arquivo Público, que compõem a mapoteca “Sala Elisiário”, estão sendo identificados e organizados para facilitar o acesso e promover uma melhor preservação do acervo. A ação irá gerar um novo instrumento de pesquisa - com dados sobre o conteúdo, a data de produção, o órgão e local de procedência, a escala e o responsável - dinamizando o atendimento aos consulentes. Nos materiais há mapas ferroviários, rodoviários e desenhos de estradas, pontes e prédios públicos.

Acervo Cine Memória

Buscando rememorar as lembranças que constituem a prática de ir ao cinema, o projeto “Cine Memória”, do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) reuniu um significativo acervo constituído por materiais iconográficos, textuais e audiovisuais. A documentação, em formato digital, foi doada ao Arquivo Público e está disponível para consulta. O trabalho abrange os anos de 1896 a 2013 e foi financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard